Nossa segurança é o Senhor

Texto Base: Salmos 91:1-16

Introdução: Em meio a tantas notícias que mostram os alarmantes índices de violência em nossa nação, na virada do ano recebemos um decreto da parte do Eterno: “Eu, o Senhor, dar-lhes-ei livramento de morte. Todos saberão que Eu conduzo o Meu povo em vitória. Eu estou limpando a Nação e tratando Meu povo. Eu estou varrendo a Nação, povo Meu. Não tenham medo, vós, os que andam em retidão e caminham em equidade, porque Eu, o Senhor, levantar-vos-ei, e lhes darei livramentos, e a morte não lhes visitará. Assim como fiz no Egito, protegerei as casas dos justos e todos saberão que Eu Sou o Senhor, e fora de mim não há Deus. Sim, guardarei as suas casas, protegerei suas gentes, e lhes darei livramentos jamais vistos, porque os tenho amado”.

Este decreto muito alegra o nosso coração, nos dá paz e tranquilidade. É maravilhoso saber que servimos a um Deus nos protege.. E o salmo 91 sem dúvida alguma reforça essa confiança, pois nos faz compreender de forma plena que Deus é:  

Em primeiro lugar: Onipotente

Nosso Deus é tão grande que ninguém jamais conseguirá medir o seu tamanho, nossa vista não tem o poder de alcançar sua altura. Não conseguimos enxergar nem a totalidade da grandeza de sua criação, quanto mais o Criador. (Leia Is 40:12)  

É verdade que no dia-a-dia, nos deparamos com inimigos terríveis, opressões, angústias, tristezas, tribulações que se levantam contra nós como verdadeiros gigantes diante dos quais, muitas vezes, nos sentimos pequenos, impotentes. Mas todo nível de insegurança é destruída quando entendemos que nossos inimigos podem ser grandes em relação a nós mesmos, mas em relação ao nosso Deus estes são insignificantes.   

Segundo lugar: Refúgio e Proteção

Satanás trabalha dia e noite para nos destruir. Quem já não sofreu o assombro do terror noturno? Quem já não foi atingido por uma seta voa de dia, pela peste que anda na escuridão, ou mesmo já sofreu ameaça da mortandade que assola ao meio-dia? O inimigo mesmo sabendo que já está sentenciado, continua trabalhando contra os servos de Deus, mas nossa vitória é certa, pois não estamos sozinhos, lutamos ao lado do Deus que é Refúgio e Proteção.

No salmo 121:4 está registrado que aquele que guarda a Israel não dorme nunca. Nosso inimigo trabalha dia e noite, mas Deus nosso Deus, também, Ele é o guarda de Israel que está sempre pronto a proteger seus filhos de todo mal.

Terceiro lugar: Fortaleza

No mundo não há lugar seguro, apresar das cercas elétricas, grades, alarmes, câmeras de segurança que estão presente na maioria das casas, ainda assim o homem não se sente tranquilo. Nunca se vendeu tantos carros blindados como em nossos dias. Não estou dizendo que isso não é importante, é claro que se alguém tem condições financeiras para adquirir todo esse aparato, deve fazer. Mas a nossa fortaleza, o nossa segurança é o Senhor. Se Ele não guardar,a cidade em vão vigia o sentinela..  

Conclusão: Hoje todo sentimento insegurança vai sair de sua vida em nome de Jesus! Teu futuro, tua família, projetos estando nas mãos de Deus é garantia estão bem protegidos.


O salmo 91 não é um amuleto, um texto mágico, mas uma palavra de Deus que nos dá a garantia que ainda que um exército se levante contra nossa vida, quando fazemos do Senhor o nosso refúgio, do Altíssimo a nossa habitação:  Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

Compartilhar: