Alegria para Vencer - Parte 2

Texto Base: Provérbios 15:13

Introdução: No livro de provérbios recebemos muitos conselhos que tem o poder de transformar por completo nossa vida. Um desses conselhos que recebemos do sábio Salomão é que devemos manter sempre viva em nossos corações a chama da alegria.

Como estudamos na semana passada a alegria é uma poderosa arma de conquista que Deus colocou a nossa disposição. Infelizmente muitos abriram mão dessa arma e vivem lutando na força do seu braço sem certeza de vitória.

Apesar das circunstancias que se se levantam diariamente para nos entristecer precisamos nos manter firmes em favor da alegria, pois através dela somos curados e libertos.

1)  A alegria nos traz cura.

“O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.” (Provérbios 17:22).

Nosso corpo e alma são completamente influenciados pelos nossos sentimentos.   Uma pessoa amargura, depressiva, angustiada vive doente, cheia de dores. O contrário também é verdadeiro quem vive com um sorriso no rosto, se mantem sempre de bom humor, tem qualidade de vida e ainda que enfrente alguma enfermidade a enfermidade perde a força. É determinação de Deus, “o coração alegre é um bom remédio”.

Quer viver de forma saudável? Coloque um sorriso no rosto e ainda que as circunstancias sejam contrárias não ceda.

2) A alegria nos traz liberdade

Todas a vezes que alguém se levanta para andar na direção da vontade de Deus, forças espirituais da maldade por sua vez, também se movem na tentativa de levantar cadeias espirituais e emocionais que tem a finalidade única de paralisar a caminhada.

O apóstolo Paulo foi um homem extremamente usado por Deus, estabeleceu igrejas, seu ministério foi marcado por milagres extraordinários.

Encontramos em Atos 19:11-12 o relato de muitas curas operadas po seu intermédio:
11 - E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.
12 - De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam..

Sua postura no reino de Deus, incomodou o império das trevas, mas Paulo mesmo sofrendo perseguições e até prisões, era um homem livre pois havia sobre ele a unção da alegria.

Imagine em Atos 16 por estar realizando o ministério, ao libertar uma jovem, foi preso, chicoteado, mas mesmo nesta condição: “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam”. (Atos 16:25). como resultado desta unção nem mesmo as portas físicas se mantiveram fechadas para Paulo e Silas.

Conclusão:  Deus quer que o Seu povo seja alegre. Por isso, não fique preso às dificuldades, crises, enfermidades e demais mazelas. Deus nos responde de acordo com a alegria do nosso coração.


A alegria do Senhor deve ser a nossa força. A alegria do Senhor muda o curso da nossa história.

Compartilhar: