Alegria para vencer

Texto Base: Neemias 8:10

Introdução: Vivemos num tempo onde não é difícil encontrar pessoas angustiadas, deprimidas, entristecidas vivendo distanciadas dos planos e projetos de Deus. É certo que em nosso tempo as crises, os problemas são grandes, no dia a dia temos que enfrentar muitas lutas, mas ainda assim não podemos aceitar esses sentimentos que se levantam para roubar a nossa paz, e porque não dizer roubar as nossas bênçãos.

É sempre importante lembrar o que disse Jesus: “No mundo tereis aflições, mas tendo bom ânimo”.  Diante das tribulações Jesus não aconselha ninguém a chorar, lamentar, mas de forma clara seu direcionamento é enfrentar os problemas com bom ânimo.
Quem acolhe a tristeza abre mão da maior arma de conquista que um servo pode ter que é a alegria. Um coração triste não vê solução, possibilidade, pois está com seus olhos voltados apenas para o problema.

Como tudo na vida acontece pela força da decisão, hoje convido você a decidir pela alegria. Ainda que você tenha muitos motivos para viver ou estar triste, se posicione em favor da alegria.

Quem se posiciona em favor da alegria:

1) Recebe força para enfrentar os problemas familiares

No antigo Testamento encontramos a história da mulher sunamita e seu filho. Aquela mãe passou por uma situação terrível viu o seu próprio filho vir a óbito. Hoje muitas mães estão na mesma situação, quantos filhos em nosso tempo estão mortos nas drogas, no crime, nas más companhias. O que há de diferente entre a sunamita e muitas mães hoje foi sua postura em relação ao problema. Diante do óbito ele não se desesperou, não saiu em busca do coveiro para enterrar seu filho, mas com serenidade, paz, alegria de quem confiava em Deus foi na direção do profeta e encontrou a resposta que precisava.

2) Recebe força para enfrentar os problemas financeiros

Depois dos problemas familiares os problemas financeiros são os que mais afetam o ser humano. Essa semana um pai desesperado matou sua esposa e filhos e depois cometeu suicídio por estar enfrentando problemas dessa natureza. Nossa geração está assim desesperada sem saber o que fazer diante dos problemas financeiros. Como servos de Deus estamos sujeitos a enfrentar problemas financeiros, mas com alegria recebemos a força necessária para enfrentar e vencer.

3) Recebe força para enfrentar os problemas espirituais

O inimigo das nossas almas luta incessantemente para nos roubar a paz. Ao longo dos anos já vi muitos crentes se desviarem do Caminho do Senhor perdendo a batalha para o adversário, tudo porque não lançaram mão da alegria.

Nos dias de culto de reunião de célula, de discipulado é comum ouvirmos de pessoas que são atribuladas para não chegarem a presença de Deus, mas quando se tem alegria se vence a batalha.


Conclusão: Em Romanos 14:17 está registrado que o Reino de Deus está fundamentado em três pilares: Justiça. Paz e ALEGRIA.  

Compartilhar: