Vencendo a tempestade

Texto Base: Lucas 8: 22-25

Introdução: Muitas vezes os ventos contrários se levantam tão fortes e açoita o barco que representa nossa vida a tal ponto de nos fazer perder a esperança. Diante dessas tempestades damos lugar ao desespero, passamos a acreditar que tudo chegou ao fim. Remontamos na verdade o que aconteceu com os discípulos de Jesus. Eles atravessavam o mar da galileia, quando foram surpreendidos por uma tormenta. Ondas bravias se levantaram, açoitaram a embarcação, quase a levando ao naufrágio. Naquele momento eles entraram em desespero e esqueceram que havia uma promessa sobre suas vidas.

No mesmo barco estava Jesus tranquilo, deitado dormindo em paz, confiando que nenhuma promessa de Deus deixaria de se cumprir em sua vida.

A atitude de Jesus frente a tempestade nos ensina pelo menos duas lições preciosas:

A primeira: Quem está debaixo de promessa pode ficar tranquilo, está seguro.

O fato de Jesus dormir, não era uma atitude irresponsável, ele tão somente confiava plenamente nas promessas Pai. Infelizmente no dia a dia, diante das tempestades não temos a mesma postura de Jesus, agimos quase sempre como os discípulos.

Precisamos aprender essa lição, nossos olhos devem estar voltados para as promessas:
- Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. (Isaías 43:2)

- Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. (Salmos 91:3-9)

2) Quem está debaixo de promessa tem autoridade de Deus para repreender as tempestades

Jesus estava firmado nas promessas do Pai e quando foi despertado deu ordem ao vento e ao mar e o vento para que se acalmasse e logo o mar se acalmou. Em Lucas 10:19 está escrito Deus nos deu poder sobre obra contrária, precisamos lembrar que há sobre nós essa promessa. Não podemos nos desesperar, perder a esperança, achar que tudo acabou. Nenhuma tempestade é maior que o poder do nosso Deus.

Quando os discípulos viram os resultados da Palavra de Jesus, acalmando e controlando toda a situação, alguns diziam: “quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?”. Eles já tinham visto a autoridade de Jesus sobre os demônios, sobre as doenças e até sobre a morte, mas ficaram admirados ao ver que seu poder não tem limites.

É nas adversidades e desafios que teremos a oportunidade de ver o poder de Deus agindo em nosso favor.



Conclusão: Talvez assim como Jesus e os discípulos, você esteja diante de uma grande tempestade, mas fique firme e confiante. Deus está se movendo em seu favor, essa crise vai passar. Você vai chegar em segurança ao teu destino final.

Compartilhar: