O Reino de Deus em primeiro lugar - final

Texto Base: Mateus 6:33

Introdução: Estamos meditando nas últimas semanas sobre o Reino de Deus e como este Reino deve ser colocado em primeiro lugar em nossas vidas. Estamos vivendo num tempo muito difícil onde os interesses pessoais estão cada vez mais fortes, e o Reino de Deus, em muitas ocasiões está sendo colocado em segundo plano.

O que é curioso é que muitas pessoas querem as bênçãos, querem as demais coisas, mas não fazem o que deve ser feito. A Palavra diz que as demais coisas sejam acrescentadas, o Reino tem que estar em primeiro lugar. Em Deuteronômio 28:1-2 está escrito: E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;

Quem deseja ser alvo da benção, precisa colocar o reino e seus valores como prioridade.

Demonstramos que o reino de Deus está em primeiro lugar quando:

2) Zelamos pela Aliança

Diante da grande missão que recebemos do Senhor Jesus de fazer discípulos de todas as nações, precisamos compreender que jamais alcançaremos esse propósito sem aliança. A aliança é uma convocação para caminharmos juntos para sempre, sem desistência.

O grande exemplo disso é o casamento. Dentro dos planos de Deus a união de um casal é até que a morte separe, Deus abomina divórcio. Todas as vezes que dizemos sim para a aliança, estamos colocando o reino de Deus em primeiro lugar e todas as vezes que dizemos não estamos admitindo a construção de um reino pessoal.

É triste, mas muita gente está quebrando a aliança, por que as coisas “não são do seu jeito”. Igrejas estão nascendo debaixo do manto maldito da quebra de aliança, e isso porque o orgulho, a competição está falando mais alto que os valores do reino de Deus. Há pessoas que já não fazem mais discípulos para Jesus e seu Reino; fazem para si.

Esses dias um líder saiu de uma determinada igreja e várias pessoas saíram com ele, daí eu fiquei pensando: “meu Deus essas pessoas estavam seguindo a Jesus ou o homem?”. Na verdade isso prova que os valores do Reino estão em segundo plano, que os sentimentos estão acima da razão. Quem coloca o Reino de Deus em primeiro lugar tem aliança com Deus, com sua igreja, com sua família.

3) Quando nos preocupamos com a manutenção da casa de Deus

Leia: Ageu 1:4-11... Neste texto do profeta Ageu, a Bíblia mostra que o povo se descuidou da Casa de Deus, e isso trouxe sérios prejuízos a eles.    Quando nos preocupamos com a manutenção da Casa do Senhor, entregando os dízimos, as primícias e ofertas manifestamos honra, reconhecemos que Deus está em primeiro lugar em nossas vidas, e quem honra ao Senhor inevitavelmente será honrado.

Queridos, mesmo que não reconheçamos, Deus sempre será o primeiro, mas Ele quer ser reconhecido como primeiro. Jesus quando foi interrogado sobre o maior dos mandamentos, falou: “amar a Deus de todo coração, de toda alma, com todas as forças e com todo o entendimento”. Deus não é carente, ele não precisa do nosso reconhecimento. O grande beneficiado com este reconhecimento somos nós mesmos.


Conclusão: Deus quer te acrescentar, mas o Reino precisa estar em primeiro lugar.

Compartilhar: