o lugar do milagre

Texto Base: Mateus 9: 1-8

Introdução: Esse texto de Mateus nos mostra que com clareza em que território o Senhor manifesta milagres. O versículo primeiro descreve que Jesus chega a sua cidade, mostrando que Ele havia escolhido um território específico. Esta “cidade de Jesus”, não era Belém sua cidade natal o local de seu nascimento, não era Nazaré a cidade onde Ele cresceu, nem tampouco Jerusalém a capital de sua nação.

Jesus escolheu como “sua cidade”, como território de milagre uma pequena cidade, junto ao lago de Genesaré chamada Cafarnaum.

Cafarnaum foi estabelecida por Jesus como a cidade base de seu ministério. Naquela cidade e mais especificamente na casa de Pedro, Jesus realizou inúmeros milagres, as multidões se aglomeravam para vê-lo.  Ali era o lugar secreto onde Jesus revelava os mistérios do Reino a eles, aquele era o lugar onde Deus se manifestava de forma sobrenatural.

Por que Jesus escolheu Cafarnaum como território de milagres? Por que Ele não escolheu Nazaré, Belém ou mesmo Jerusalém, a capital de sua nação? Há pelo menos três razões para isso:

Primeiro: Jesus não habita e nem faz milagres num lugar governado pela carne

As vezes quando somos indagados sobre o lugar em que Jesus habita hoje, respondemos de imediato: em nossos corações.

É uma resposta correta, se o coração estiver preparado para recebê-lo. Porque Jesus jamais habitará num coração carregado de carnalidade.

Na carta de Paulo aos Galatas no Capítulo 5, e Versículos16-17, o apóstolo declara:
16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

A carne e o Espírito são de naturezas opostas, Jesus não pode reinar onde a carnalidade domina. O pecado nos afasta de Deus.

É comum hoje, ouvir falar de artistas que se declaram evangélicos, mas continuam realizando seus shows, continuam freqüentando festas mundanas sem demonstrar nenhuma mudança de vida. Dizer que é evangélico, não é sinônimo de ser templo do Espírito Santo. Jesus não habita e nem faz milagres onde há carnalidade.  


Jesus não habitou em Jerusalém, pois todas as vezes que lá esteve os fariseus, os religiosos, procuravam tirar-lhe a vida, seus corações estavam cheios de ira, inveja. Suas motivações estavam distorcidas, eles procuravam seus próprios interesses, buscavam fama, promoção pessoal, e não agradar e receber o Filho de Deus.

Compartilhar: