O que nos impede de alcançar as promessas?

Texto Base: Amós 9:11-15

Introdução: Esse texto por muito tempo foi utilizado para demostrar a restauração que Deus esta promovendo em sua igreja em relação ao louvor a adoração. Mas bastar um olhar mais atento que da pra perceber que essa restauração é mais abrangente. Deus de fato está mudando a sorte do seu povo e isso se torna evidente quando ouvimos centenas de testemunhos de prosperidade, cura, libertação. Muitos estão de fato vivendo a promessa de Deus e estão desfrutando das grandezas de Deus.

O que chama a atenção, é que mesmo em meio a esta tão grande restauração, tem muita gente ainda vivendo de migalhas, sem desfrutar da promessa.  Com isso surge um questionamento:

O que pode impedir o homem de crescer e prosperar se Deus tem liberado inúmeras promessas de bênçãos?

Para vivermos integralmente as promessas de Deus precisamos dar condições para que Deus possa agir. Existem pelo alguns motivos pelos quais as bênçãos ficam retidas:

Primeiro: Arrogância

O arrogante não ouve conselho, afinal de contas ele sabe de tudo, vive como se o amanhã pertencesse a ele. Jesus contou a parábola de um homem que tendo produzido muito, sentiu-se o todo poderoso e decidiu derrubar os celeiros que possuía para construir outros maiores, sem consultar ao Senhor, sem pedir ajuda do alto. O homem decidiu construir para satisfazer a seu ego, para tão somente dizer a sua alma: alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12:16-20). Infelizmente muitos discípulos estão assim já não buscam conselho para sua vida pessoal, ministerial, familiar, pois em tudo são autossuficientes. Muitos por causa da arrogância sentem-se até mesmo pressionados quando tentamos mostrar-lhe o caminho. Isso é um perigo e um grande impedimento as promessas de Deus, porque o caminho do arrogante ao invés da benção será inevitavelmente a destruição.

Nenhuma outra nação recebeu de Deus tantas promessas como Israel. Mas conhecendo a história de Israel, vemos que esta nação viveu muitos altos e baixos, um tempo vivia na plenitude da promessa, em outro tempo sofria com a afronta dos inimigos.  

Em 2 Crônicas 36:16-19 esta registrado:

16 Eles, porém, zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e mofaram dos seus profetas; até que o furor do Senhor tanto subiu contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve.

17 Porque fez subir contra eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário, e não teve piedade nem dos jovens, nem das donzelas, nem dos velhos, nem dos decrépitos; a todos entregou na sua mão.
18 E todos os vasos da casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para babilônia.
19 E queimaram a casa de Deus, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos.

Por que tantos altos e baixos? Por causa da arrogância.


Conclusão: Deus quer cumprir sua promessa em nossa vida, precisamos tão somente lhe dar condições. Que você decida hoje romper com a arrogância.

Compartilhar: