Estudo para os 12


A Liderança Aprovada de Davi

Teto Base: I Samuel 17:17-37

Introdução: Fazendo uma breve análise da liderança, observamos que Infelizmente, tem gente que entra ano, sai ano e não cresce, não avança, não amadurece, antes continua no mesmo estágio. O mais grave, é que há outros, que como não bastasse a estagnação, estão regredindo.

São pessoas que começaram até bem, passaram pelo encontro, escola de líderes, mas quando receberam a unção para liderar célula, o título “subiu a cabeça”. Esqueceram o básico, que liderança é servir.

Davi foi um líder aprovado, escolhido para reinar por reunir enumeras qualidades: humildade, integridade, coragem, iniciativa, visão de futuro, amor, disposição. Qualidades que são essenciais na vida qualquer líder.

Os traços da liderança de Davi, também não se manifestaram somente quando derrotou Golias, quando assumiu o trono. Muito antes disto, ainda na solidão do curral, Davi já demonstrava as qualidades de um líder aprovado.

Os traços de uma liderança aprovada se manifestam exatamente quando não há ninguém olhando, quando não há ninguém para aplaudir. Tem muita gente enganada, pensando que liderança aprovada se manifesta nos cultos do domingo, na apresentação do fruto fiel, nos eventos de colheita.

Neste texto Davi deixa dois exemplos práticos e fundamentais para uma liderança aprovada.

1) Davi sabia ser governado e governar - Este é o primeiro passo para uma liderança aprovada. Quem não sabe ser governado não sabe exercer governo.

Desde muito cedo Davi recebeu a ordem de seu pai para tomar conta das ovelhas de sua família, e sem questionar, sem murmurar obedeceu ao comando e passou a exercer governo sobre aquelas poucas ovelhas.

Certo dia estava Davi pastoreando o rebanho e seu pai lhe dá uma nova missão, visitar seus irmãos que há quarenta dias estavam no campo de batalha pelejado contra os filisteus. A finalidade desta visita era saber como estavam seus irmãos e levar comida a eles. Davi novamente obedece incondicionalmente, mas neste ponto, seu governo novamente se manifesta. Antes de partir Davi deixa as ovelhas sob os cuidados de um guarda. É tremendo, Davi não deixa as ovelhas a mercê de predadores, se preocupa em cumprir o comando que recebera de seu pai, mas sabe ordenar, e ordena a alguém que tome conta do rebanho.

Tem muito líder que está paralisado por que não sabe ser governado, não aceita receber ordem, diante de um confronto se justifica ou se rebela. Outros, não avançam por que não sabem governar. Não tem tato para lidar com pessoas, e não tem governo sobre suas próprias vidas: emoções, recursos financeiros, tempo.

2) Davi era responsável, não pela obrigação da responsabilidade, mas pelo prazer de cuidar dos interesses do pai.

Responsabilidade é a marca do caráter aprovado. Davi manifesta esta marca quando livra suas ovelhas da boca do leão e das garras do urso. Seus irmãos estavam no exército, seu pai cuidava de outros interesses, e ele estava sozinho cuidando das ovelhas. Mesmo na solidão, no aparente esquecimento, Davi não abriu mão da responsabilidade e lutou pela integridade das ovelhas que estavam sob seu governo.

O líder aprovado é responsável e tem prazer em cuidar dos interesses do Pai. Quando estou cuidando dos interesses do Pai?

- Quando dou testemunho de verdadeiro servo de Deus no trabalho, na família, na escola, na célula, no discipulado, nos cultos. - Quando minha célula se reúne pontualmente no mesmo local, dia e hora. - Quando preencho com veracidade os relatórios. - Quando auxilio nos cultos. - Quando leio a Palavra e oro diariamente. - Quando sou fiel nos dízimos, primícias e ofertas.

Conclusão: Davi foi um líder aprovado porque priorizou os valores espirituais. Saul tentou vestir-lhe com uma armadura real, mas ele sabia que sua vitória, seu avanço, suas conquistas, não dependiam do título ou das vestes. Sua liderança aprovada era fruto da dependência de Deus. E mesmo sem ser um guerreiro, mesmo sem ter uma arma de guerra, derrubou Golias e continuou avançando até chegar ao trono. Quem está em busca de título, de posição, nunca será aprovado. Deus tem um caminho que está acima da vaidade humana, Deus quer fazer de você um líder aprovado.

Compartilhar: