ministração para os 12


LÍDERES DESAFIADOS

Introdução:

Ao longo dos anos temos aprendido e ensinado que liderança não se delega, se assume, não se ensina se recebe e se desenvolve. Diante destas afirmações, fica fácil compreender por que alguns líderes crescem e outros não. Na verdade, muitos recebem apenas no intelecto os princípios de liderança, mas não praticam o que aprenderam. Sem atitude, não há crescimento, não há avanço, não há conquista.
Deus determinou para sua igreja uma velocidade altíssima de crescimento, isto significa que as oito mil pessoas virão ainda este ano e os líderes que já estão a frente das células, das gerações, dos ministérios devem tomar um posicionamento mais firme. Com oração, jejum, determinação, renúncia é possível romper com a paralisia, conformismo e avançar na direção determinada por Deus.
Se voltarmos os nossos olhos a Palavra, veremos homens que como nós, também receberam o desafio de ver sua geração restaurada, liberta, rendida aos pés do Senhor.
Homens como:

1) Neemias

Um líder que mesmo no cativeiro, se sentiu desafiado a fazer algo para mudar a história de sua nação.
Estava ele servindo o rei da Pércia quando recebeu a notícia pela boca de seu irmão Hanani que: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estavam em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém havia sido fendido e as suas portas queimadas a fogo (Neemias 1:3).
Neemias ficou perturbado com a notícia e por alguns dias, talvez meses, lamentou, orou, chorou e jejuou preocupado com seus irmãos. Isto chamou a atenção do rei que lhe deu permissão para retornar a sua terra e iniciar o processo de restauração de Jerusalém.
O rei deu a Neemias, ainda cartas para ter acesso as fronteiras e carta para aquisição de madeira.
(Neemias 2:7) - Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá.
(Neemias 2:8) - Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.
Até aqui encontramos um líder determinado, de oração, de caráter (haja vista sua posição de copeiro), mas sua chegada a Jerusalém mostra uma qualidade extremamente necessária a vida de um líder aprovado: Organização.
Em sua chegada por três dias faz um levantamento da situação (Planejamento):
(Neemias 2:11) - E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias.
(Neemias 2:12) - E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado.
(Neemias 2:13) - E de noite saí pela porta do vale, e para o lado da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.
(Neemias 2:14) - E passei à porta da fonte, e ao tanque do rei; e não havia lugar por onde pudesse passar o animal em que estava montado.
(Neemias 2:15) - Ainda, de noite subi pelo ribeiro e contemplei o muro; e, virando entrei pela porta do vale; assim voltei.
Logo após marca uma reunião com os sacerdotes, nobres e magistrados motivando-os a mudar a situação.
Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.
Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem. (Neemias 2:17-18).
No capítulo 3 ele organiza as famílias por toda extensão do muro.
Um líder desafiado precisa colocar em prática o principio da organização.
A visão celular no modelo dos doze é uma visão de organização:
As células tem a função de multiplicar, e tem uma meta (pelo menos uma vida por mês) se uma célula não multiplica, então deve ser migrada para uma que esteja multiplicando com a finalidade de aprender com quem já está avançando.
As reuniões de discipulado tem a função de ensinar e estabelecer metas, estratégias.
O discipulado individual (gabinetes) tem a função de abrir os olhos do discípulo, apontando um caminho para o crescimento e para prosperidade.
Os cultos de quinta são instrumentos de renovação da fé.
As redes existem para unir a células e promover conquista.
A celebração do fruto fiel para apresentar a Deus os frutos que estão sendo colhidos.
E os cultos do domingo celebrar a conquista.
Com organização Neemias alcançou seu objetivo em 52 dias. Ainda estamos em Agosto, isto quer dizer que ainda temos mias de 120 dias até o fim do ano se trabalharmos organizadamente, não haverá impedimentos a totalidade da conquista que já está determinada a nós.

2) Josué

Assim como Neemias Josué se viu diante de um grande desafio. Seu objetivo era tirar o povo do deserto e conduzi-los a terra da promessa.
Falar de Josué é falar de submissão, obediência, coragem, família, mas há uma característica que gostaria de ressaltar: agressividade.
Em Mateus 11:12 a Palavra declara que o Reino de Deus é tomado por esforço, ou seja alguém, passivo, que vive esperando pelo tempo jamais alcançará seus objetivos.
Quando falo de agressividade, não falo de violência na carne, mas na condição luta por um alvo definido.
Quando Moisés ainda estava vivo, enviou Josué e mais 11 homens para espiar a terra de Canaã. 12 homens e uma missão: trazer um relatório de conquista, porém dos 12, 10 se viam como gafanhotos.
(Números 13:33) - Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.
Deus esta levantando e adestrando guerreiros para lutar Suas guerras, se não temos consciência de nossa posição em Deus, então estamos perdidos.

Conclusão: Poderíamos falar de homens como Davi, Daniel, Abraão, Paulo homens que deixaram um legado extenso de conquista, mas o ponto principal desta ministração é a atitude. Se nos posicionarmos então alcançaremos tudo o que Deus já determinou como nosso.

Compartilhar: