Vitória - terceira semana

Texto Base: II Crônicas 20:17 


Introdução: Nossa luta contra o inferno é diária e constante, não permite trégua. Desde o dia em que nos posicionamos ao lado de Jesus, declaramos automaticamente uma guerra contra satanás e os demônios. Esta é uma realidade incontestável e que precisa estar viva na memória de cada servo de Deus, para que ninguém seja pego de surpresa.


Somos valentes de Deus, Ele “não nos deu espírito de covardia ...” conforme está escrito em 2 Timóteo 1: 7. Ao contrário, temos em nossa alma o registro da Sua imagem e semelhança. Nosso Deus é General de Guerra, bem diferente do nosso adversário que é um espírito covarde, pois sempre que se apresenta de um guerreiro que resisti firme às suas investidas, ele foge.


Estar consciente consciente da nossa condição de guerreiro é garantia de vitória.  


É evidente que diante de muitos desafios e desafios nos sentimos fracos, por oras pensamos que vamos ser destruídos. Foi exatamente isso que aconteceu com o rei Jeosafá.


Jeosafá apesar de ser temente a Deus, quando soube que os amonitas e os moabitas estavam um caminho para guerrear contra sua nação (Judá), temeu que seus inimigos o derrotassem, afinal de contas os inimigos estavam em maior número e eram mais fortes que eles , mas diante do quadro, fez o que todo servo de Deus deve fazer: se humilhou, orou, jejuou, buscou ao Senhor.


Jeosafá não fugiu da batalha, mas também não tomou nenhuma precipitada, simplesmente se lança diante do Senhor dizendo: “... porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém nossos olhos estão postos em ti ”. II Cr 20:12


Deus respondeu ao clamor de Jeosafá, pela boca do profeta Jaaziel ele pode ouvir: Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos vos, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.


Creio que diante das lutas, das afrontas que você vem sofrendo, hoje Deus, também te dirá o mesmo: Nesta batalha você não terá que pelejar.


É óbvio que não ter que pelejar não é relaxar, se omitir, fingir que nada está acontecendo. A palavra profética não parou nessa frase, o Senhor disse que Jeosafá e seu povo não teria que lutar, mas conhecer tomar três atitudes:


Primeira atitude: Tomar posição


Essa atitude de tomar posição é literalmente estar diante de Deus. Enquanto o caminho está caminhando em nossa direção para lançar as setas, os dardos inflamados, precisamos estar diante do Senhor.


Muita gente frente as esperadas da vida, ao exterminar pra Deus, se refugiar aos pés da cruz, de caminhar para a Casa de Deus, se refugiam na depressão, na solidão, na angústia. Em tempos de guerra o melhor lugar para se estar na presença de Deus.


Jeosafá ao receber a promessa de livramento aconselhouhou seu povo a crer em Deus e nos Seus profetas e em seguida ordenou aos levitas que acompanhassem o exército ministrando louvores ao Senhor. Isso está registrado em II Crônicas 20: 20-21:


20 - E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;

21 - E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem à Majestade santa, saindo dos armados, e dizendo: Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre.



Diante da guerra que você esta enfrentando tomo posição de estar na casa de Deus, louvando a Deus, buscando Sua presença, somente dessa forma sua vitória será escolhida. 


Semana que vem veremos as duas últimas atitudes que devemos ter diante das soluções do inimigo.


Compartilhar: