Vitória

 Texto- Base: Números 13: 2,3 e 17-33


Introdução: Esse texto de números mostra que Deus pede ao povo que faça um reconhecimento da terra prometida (Vs 2).   Ele estava ansioso para entregar o que havia prometido. O texto não diz que Ele ordena que se faça   um levantamento do território com o objetivo de saber se uma terra possuía ou não gigantes, se era fortificada, se eles mesmos que guerrear para conquista-la, nada disso. Deus simplesmente estava interessado em cumprir sua promessa, dar ao seu povo a terra boa e larga, terra do leite e do mel.


Deus já sabia que eles moraram, e já estava em seus planos a solução para vencessem e tomassem posse da promessa:


- No primeiro obstáculo, rio Jordão: os sacerdotes tomam a arca e quando pisam no rio, o Jordão se abriu e eles passaram a pés enxutos.


- No segundo obstáculo, muralha de Jericó: Deus deu a eles a estratégia da marcha profética de sete dias. Durante este tempo Deus os instruiu a circundarem o muro em silêncio, ensinando-os   que durante o período de conquista existem momentos de ficar calado e momentos de abrir a boca.


Deus prometeu e preparou tudo para o cumprimento da promessa!


Com base nessa experiência podemos dizer que Deus ja providenciou tudo o que necessitamos para tomar posse de suas promessas. Se ainda existem promessas não cumpridas, a culpa é nossa necessidade confiar mais nEle, seguir o plano. Sei que em meio a espera de uma promessa existem momentos em que queremos desistir, ou mesmo murmurar dizendo que o desafio é grande demais, mas é exatamente nesta hora que temos que calar para Deus agir.


Não tente ajudar a Deus entenda que “Deus sem você continua sendo Deus!”


Deus quer atitude ver em nossas vidas a mesma postura que viu em Josué e Calebe, ele foram os únicos que tinham o espírito de vitoriosos e valentes. Os outros 10 espias tinham espírito de derrotados.


Josué e Calebe foram ver a terra e trouxeram um cacho de uva gigante, romãs e figos, isto prova a fé e a visão que eles tinham de vitória. Permaneceram debaixo do comando de Deus sem se desviarem um milímetro. Os outros 10 viram com espírito de derrota (Vs 28) e como conseqüência, não possuíram a terra da promessa.


Como alcançamos vitórias e conquistas? 


1 - Calando a voz do pessimismo: todo vitorioso tem que calar a voz do pessimismo (Vs 30).


2 - Confessando palavras de vitórias: Jesus é o sim e o amém, todos os dias têm que haver palavras de Deus em nossa boca.


3 - Mantendo a valentia, uma disposição para enfrentar o inimigo: Todo valente tem que ter disposição para guerrear, Satanás quer que você fique distraído. Sua vitoria virá a medida em que você se levantar e lutar.


Conclusão: Somente Josué e Calebe possuíram a terra prometida, isto nos mostra que alcançar a vitória não é fácil é preciso ter espírito de valentia, obedecer ao comando de Deus e assim de tudo vigiar para não perder a promessa.

Compartilhar: