Fé - sétima semana

 Texto Base: Marcos 5:24-34


Introdução: Através dessa série onde estamos tratando sobre a fé, temos sido desafiados a viver numa dimensão mais elevada. A verdade é que aqueles que fizeram a decisão de servir a Jesus, não tem outra alternativa: o justo viverá da fé e sem fé é impossível agradar ao Senhor.


Pela fé alcançamos o inimagináveis, o inatingível, o que não existe passa a existir pelo poder da fé.


No estudo anterior abordamos o aspecto da iniciativa, a mulher que sofria a doze anos com uma grave enfermidade, não ficou lamentando, chorando antes, se levantou, rompeu a multidão e tocou no manto. Hoje vamos abordar outro aspecto não menos importante, a visualização.


Nenhum milagre pode ser realizado sem que antes uma imagem seja projetada na mente. Todo milagre exige de nós um projeto, uma imagem gerada e sonhada. 


Olhando pra história dessa mulher é possível observar claramente que:


1- Ela alimentou durante doze anos o sonho da cura – fechou os olhos da alma para os diagnósticos negativos e pela fé se via curada. No dia em que soube que Jesus estaria em sua cidade, ela saiu ao Seu encontro com a imagem formada do que faria ao vê-lo.


Isso a diferenciou de todos os outros doentes que estavam ao redor de Jesus. Os demais não tinham ideia do que fazer frente ao Messias, mas ela estava preparada para tocar em seu manto. A visão que estava em sua mente era tocar no manto, na peça de roupa que representava a autoridade de Jesus e receber a cura. Conforme o que viu em seu coração, assim aconteceu.


Ter uma imagem formada na mente é essencial para a mudança de uma vida, de uma geografia, de uma circunstância difícil.


Quando pela boca do profeta Elias o juízo de Deus veio sobre Samaria, levando aquela terra sofrer com seca e fome por três anos e meio (I Rs 17:1) a situação só foi revertida no momento em que o moço do profeta conseguiu ver uma pequena nuvem do tamanho da palma da mão do homem. 


Em I Rs 18:1 Deus, falou a Elias: “Vai apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra". Elias obedeceu ao Senhor e procura Acabe e transmite o recado: "Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva" IRs 18:41. O detalhe é que até aquele momento não havia nenhum sinal de chuva, o céu estava limpo.


Depois disso o profeta sobe ao monte e começa a clamar. No intervalo entre um clamor e outro ordenava que seu discípulo olhasse para o céu, fez isso por seis vezes e a resposta do discípulo era a mesma: "Senhor, não há nada, nem sinal de chuva" I Rs 18:43. Elias continuou clamando e na sétima vez que ele envia o discípulo a espiar, ele volta dizendo: "Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar" I Rs 18:44. Depois disso a geografia de Samaria foi completamente transformada, a chuva caiu encerrando o tempo de sequidão e fome.


O mesmo aconteceu com Abraão, em Gênesis 12:2 Deus promete a ele: “E far-te-ei uma grande nação”. O tempo passou e nada da promessa se cumprir, Abraão inclusive chegou acreditar que essa descendência prometida viria a principio de seu sobrinho Ló e depois de seu servo de confiança Eliezer.  Mas um dia um dia Deus novamente fala com ele e ordena: “Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência”. (Gênesis 15:5). Depois que ele visualiza as estrelas no foi como se ele tivesse visto o nascimento de Isaque e de todos os descendentes naturais e da fé espalhados ao redor do mundo. A promessa só se cumpriu depois que Abraão concebeu a imagem em seu espírito.


Precisamos compreender a importância de se ter um sonho claro e específico no íntimo. Todas as coisas acontecem por causa de um sonho, de uma visão. O próprio universo foi criado a partir de um quadro nítido visualizado por Deus. Conforme Sua visão no reino espiritual, assim se deu no reino da matéria (Hebreus 11:3) - Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.



Conclusão: Um dia Jesus disse a um pai que clamava por seu filho: “Se você pode crer, tudo é possível ao que crê”. Hoje creio que é exatamente isso que Deus esta falando a você: Se você consegue ver pelos olhos da fé o milagre, a reforma então assim se fará.

Compartilhar: