Santidade

 Texto Base: Lv 11.45 “Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.”

Introdução: Mais um ano chegando e com ele muitos desafios, muitas guerras, muitos inimigos a enfrentar. É sempre assim, todas as vezes que estamos diante de um novo território a ser conquistado. Não adianta esperar que seja de outra maneira, que as coisas simplesmente aconteçam como obra do destino. Precisamos encarar os desafios e avançar sempre na direção da promessa.

Quando Josué decidiu atravessar o Jordão em direção a Terra da promessa a primeira ordem que deu ao povo foi: “Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós”.   (Josué 3:5) reforçando a própria vontade de Deus revelada em Lv 11.45 “Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.”

Assim como aquele povo precisou se santificar para ver as maravilhas do Senhor nós também teremos que lançar mão dessa arma poderosa.

Agora, infelizmente quando falamos em santificação muitos ainda tem uma visão distorcida sobre o que realmente é santidade. A religiosidade distorceu o verdadeiro sentido da palavra, impondo um jugo pesado, um padrão de comportamento e de linguagem e até mesmo de vestuário quase que inatingíveis. Muitos literalmente pensam que é impossível ser santo contrariando inclusive a Palavra que recebemos em I Pedro 1:15-16

15 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;

16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Se fosse impossível ser santo Deus certamente não pediria isso ao seu povo. É possível ser santo, é possível andar de acordo com os padrões que o Senhor estabeleceu, é possível dizer não pecado. Santificação é um processo que se inicia no dia em que você aceita Jesus e que nos acompanha todos os dias. Precisamos estar aberto sempre a cura, a libertação, ao tratamento de Deus.

Ser santo é possível, alcançamos a santidade quando:

1) Mortificamos nossa carne

O diabo trabalha dia e noite preparando e apresentados pratos que são atraentes a visão e ao paladar da nossa carne. Diariamente ele e os demônios se apresentam aos filhos de Deus oferecendo gratuitamente pratos de sedução, lascívia, prostituição, vícios e tudo o que tem poder de afasta o homem de Deus.

É necessário mortificar a carne é por isso que o apóstolo Paulo escrevendo aos Cl 3.5-6 deixou bem claro: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 6  por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.”


2) Fugindo da tentação

Não existe ninguém nesse mundo que não tenha uma área de fraqueza, uma área vulnerável. Não podemos simplesmente bater no peito e dizer que somos imbatíveis, fortes o suficientes para enfrentar e vencer qualquer tentação.

Em Mateus 26: 41 o próprio Jesus reconheceu que a carne é fraca. Ao invés de triunfalismo, precisamos de vigilância, de prudência.

José quando foi tentado pela mulher de Potifar, não tentou argumentar, não confiou na sua determinação, não fez nada disso, ele simplesmente correu. Em muitas circunstancias é preciso fazer exatamente o mesmo correr da tentação.

3) Alimentando o Espirito 

Embora isso seja algo tão obvio, é sempre bom relembrar: temos que alimentar o nosso espirito. Quanto mais forte ele estiver mais fraca estará nossa carne.

Como esta o nível de fortalecimento do seu espirito?

Como você tem alimentado o seu espirito?

Quanto tempo você investe diariamente no fortalecimento do seu espirito?

Precisamos investir tempo na leitura da Palavra, na meditação, na oração, na célula, nos cultos, na propagação do evangelho de Cristo. Quando sistematicamente nos dedicamos a esses valores, logo eles se tornam parte de nossa vida e naturalmente somos fortalecidos. 

Quanto mais próximos estivermos de Deus, certamente estaremos mais distantes do pecado.

Conclusão: Deus quer fazer maravilhas em nosso meio, mas precisamos nos santificar. Vamos fazer desse mês o mês da santificação e assim, somente assim veremos o Jordão se abrir, as muralhas caírem e todos os nossos inimigos derrotados. 

Compartilhar: