Festa dos Tabernáculos - Parte 2


Texto Base: Deuteronômio 16: 15-17

Introdução: Esta semana nossa igreja estará celebrando a Festa dos Tabernáculos.  Essa festa, não é uma festa comum, é uma festa que foi instituída por Deus, para desatar as Suas bênçãos sobre nossa colheita e sobre o trabalho de nossas mãos. Não é uma festa restrita aos judeus, mas é uma festa que deve ser celebrada por todos os servos de Deus.

Ampliando nosso entendimento em relação a essa celebração podemos dizer que:

1)  Tabernáculos é a Festa das Colheitas.

Em Êxodo 23 Deus entregou a Moisés uma série de mandamentos e entre eles no versículo 16 está a ordem para celebração da Festa de Tabernáculos como Festa de colheita, como celebração que marcava o início da colheita outonal de frutas e azeitonas: “E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho.

Todos nós gostamos muito do trabalho, mas não podemos negar que a nossa maior motivação é a colheita. Nosso Deus sabe disso e em Tabernáculos temos a garantia da colheita.

Os que não têm o entendimento e não conseguem enxergar isso acham um desperdício o investimento que fazemos na festa, mas o sacrifício vale a pena, pois quem celebra Tabernáculos tem certeza da colheita.

2) Tabernáculos é uma festa memorial e profética.

Memorial: por que nos faz relembrar do tempo em que os hebreus mesmo caminhando no deserto, habitando em tendas, desfrutaram da presença, da provisão e da proteção do Senhor. foram 40 anos de caminhada, mas em todo tempo o Senhor permaneceu ao lado deles e nada lhes faltou.

E profética por que há um descanso que está destinado a Israel e a Igreja descrito em Apocalipse 21:3 – “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus”. Como Igreja, noiva de Cristo, aguardamos ansiosamente a sua volta.

Deus certamente tem cuidado de nós, podemos passar lutas e dificuldades, mas em todo tempo desfrutamos de sua companhia.

O elemento principal desta festa é a presença de Deus entre os homens. Por esta causa Yeshua veio ao mundo: "E o Verbo se fez carne, e habitou (tabernaculou) entre nós..."(Jo.1:14).

3) Tabernáculos é a Festa da Chuva

Há uma promessa de chuva sobre todos os que celebram tabernáculos descrita no livro de Zacarias 14:16-18. Essa promessa faz toda a diferença no processo de semeadura e colheita, pois não se pode colher se não houver chuva para irrigar a terra.

Neste festa, que já esta marcada e será nos dias 15, 16 e 17 de novembro, Deus vai mudar completamente o tua vida, a chuva da multiplicação vira sobre você.

Conclusão: Estamos em Tabernáculos, estamos num tempo profético de habitar com Deus, num tempo de mergulhar na presença de Deus.  Convide seus familiares e amigos e vamos juntos receber as bênçãos determinadas por Deus nessa celebração que Ele mesmo instituiu.

Compartilhar: