Dê um basta na murmuração!





Texto Base: I Corintios 10:1-6 e 10

Introdução: Deus libertou seu povo da escravidão egípcia e os fez caminhar na direção da terra da prometida. A caminhada entre um ponto e outro poderia ser feita em poucos dias, mas por causa da murmuração, a benção foi adiada e o que poderia ter sido uma caminhada curta tornou-se um longo percurso de quarenta anos.

O povo escolhido clamou por tantos anos durante a escravidão pelo seu Deus, e quando Ele veio em seu socorro, eles não confiaram em seus planos, e em sua provisão. Quando eram escravos, tudo o que desejavam era que Deus os tirasse daquela condição, daquela prisão. Queriam deixar de ser propriedade de Faraó e voltar a pertencer ao Deus todo Poderoso.

Deus ouviu e o clamor do seu povo e providenciou a libertação, mas entre o Egito e a terra da Promessa era inevitável a passagem pelo deserto, até por que aquele povo teria que entrar num estágio de total dependência de Deus para começar de novo. E foi exatamente nessa transição que o povo atrasou o relógio de Deus, foi no deserto que eles abriram a boca para murmurar.

Essa história na verdade, não é só a história do povo hebreu, mas é um pouco a história de cada um de nós. Estávamos aprisionados no mundo sofrendo nas mãos do inimigo, clamamos, Deus ouviu e nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor. Hoje caminhamos na direção das promessas e nesse processo nos desertos que precisamos enfrentar, assim como houve murmuração entre os hebreus, hoje muitos estão cometendo o mesmo erro.

O impressionante é que todos nós assim como os Israelitas sabemos que Deus é soberano, onisciente, onipotente, e onipresente, ele sabe o que é melhor para nós, por estar além do universo, mas no deserto muitas vezes permitimos que a ingratidão tome conta de nosso coração. Esquecemos quem éramos, onde estávamos, como estávamos.  A bênção, a promessa está tão perto, mas por causa da murmuração atrasamos o relógio de Deus.

A murmuração do povo hebreu e do povo de Deus hoje estava e está direcionada a dois alvos específicos:

Primeiro: contra a liderança
  
O primeiro caso de reclamação no deserto, nove dias após a partida, foi contra Moisés, o líder que o Senhor levantou para conduzir o povo até a terra da promessa. Leia Êxodo 15:22-27

Acabou a água, eles só pensavam na desidratação e morte, não olhavam para Deus e sim para a situação e tinham que achar um culpado e o culpado escolhido pelo povo foi Moisés. As fontes de água amargas representavam a vida de cada um deles. Deus estava mostrando o que o pecado tinha feito com eles, eles eram Mara, uma fonte de água contaminada, amarga. Era um teste e eles mostraram toda sua amargura contra Moisés.

Deus mostrou uma árvore a Moisés, a árvore que sara, a árvore que cura, a árvore que tira o amargo da alma, a árvore da vida. E aquelas fontes foram curadas.

Hoje essa mesma árvore que tira o amargo esta aqui, mas a decisão é sua aceitá-la e sair daqui completamente doce, amável, ou continuar no amargo, na murmuração e consequentemente atrasando o relógio de Deus.


Conclusão: precisamos decidir hoje romper com essa maldição. Murmuração definitivamente não agrada a Deus. Deus tirou você do Egito, pra te fazer um conquistador, o Espirito santo te leva ao deserto e Deus administra o deserto.

Compartilhar: