A caminho do altar



Texto Base: Genesis 22:1-14 

Introdução: Deus deu um comando a Abraão, levar o seu filho, seu único filho ao altar. Não é fácil estar diante do altar, pois  o altar é o lugar do sacrifício. ideia de Deus não era tomar o que Abraão mais amava, mas promovê-lo a outro nível, levá-lo a outro estágio. 

Até o momento em que Abraão teve a coragem de apresentar o seu filho no altar, sua vida estava num nível, podemos dizer que ele era um homem comum, obediente, temente ao Senhor, mas como qualquer outro servo de Deus. A partir de Moriá ele saiu do nível em que se encontrava e teve o seu nome listado na galeria dos heróis da fé. Depois que Abraão enfrentou o altar ele se tornou um verdadeiro herói. 

Entre o comando e o altar, Abraão precisou caminhar três dias, nesse tempo ele precisou tomar pelo menos três posicionamentos que foram fundamentais para que ele vivesse uma maravilhosa experiência de vitória. 

1) O primeiro posicionamento de Abraão foi obedecer integralmente o comando de Deus.   

O texto mostra que Abraão diante do direcionamento de Deus não questionou, não murmurou, não tentou adiar o que o Senhor lhe pediu, mas de imediato, ainda de madrugada preparou o que seria necessário para holocausto, e ao lado de Isaque e de dois dos seus servos partiu para o lugar que o Senhor indicou. 

As vezes fico pensando o que seria de determinadas pessoas se o Senhor pedisse algo tão especial e importante como o que pediu a Abraão?  Falo isso por as vezes vejo Deus pedindo coisas que são muito, mas muito menos importantes e essas pessoas questionam o comando, e não fazem o que Deus pede. 

O contrário de obediência é rebeldia. A Bíblia diz que a rebeldia é semelhante ao pecado da feitiçaria (I Samuel 15:23 ). Deus não abençoa os rebeldes (Salmo 68:6). 

Quem deseja ser um conquistador das promessas de Deus, precisa aprender a obedecer.  

2) O segundo posicionamento de Abraão foi perseverar até o fim da jornada. 

Durante os três dias de caminhada até Moriá, muitos pensamentos poderiam ter passado por sua mente, muitos sentimentos poderiam ter brotado em sua alma para demovê-lo do propósito, afinal de contas ele estava a caminho de um altar para sacrificar o seu único filho, mas Abraão se manteve firme até o fim. 

Deus nos formou como conquistadores e nos capacitou para as grandes conquistas. A perseverança é um presente de Deus que não pode ser desprezado.  A perseverança é uma virtude que nos capacita a lutar até o fim, até que vejamos a realização do sonho. 

Você pode ir além do que você acha pode. O salmista declara no Salmo 60:12 -  Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos. Logo, não existe exército imbatível, montanha intransponível, deserto árido demais que não possamos suportar. 

Com perseverança podemos superar qualquer obstáculos. Muitas pessoas por falta de perseverança acabam se escondendo atrás de desculpas. É claro que as vezes encontramos certas barreiras que são inviáveis, mas isto não quer dizer que exista um caminho alternativo. Quem vive de desculpas nunca alcança seus objetivos, mas quem persevera a seu tempo colherá os frutos da superação. 

Conclusão:  Abraão foi até as últimas consequências porque estava se movimentando por fé. Ele acreditou que ainda que tivesse que matar o seu filho Deus poderia ressuscitá-lo. (Hebreus 11:17-18) 
Obediência, perseverança e fé são desafios para nossa alma que costuma se acomodar diante de situações boas ou ruinsAbraão obedeceu, e pela caminhou e perseverou na caminhada e foi plenamente aprovado por Deus.

Compartilhar: