A tempestade vai passar


Texto Base: Lucas 8:22-25

Introdução: Jesus entrou no barco com seus discípulos para atravessar o mar da Galileia. No meio da viagem a embarcação foi atingida por uma grande tempestade. Na narrativa de Lucas vemos que os discípulos se desesperaram, ficaram completamente tomados pelo medo e chegaram pensar que morreriam, mas apesar da turbulência, do desconforto concluíram a viagem em segurança.

É maravilhosos ver que essa experiência não ficou restrita aos discípulos, mas muita gente, também já teve a oportunidade de ver a tempestade perder a força sobre a saúde, a família, as finanças e as demais áreas da vida. E razão do final feliz tanto na história dos discípulos, como na história de muitos servos de Deus é que:

Jesus estava no barco – V. 22a

Os discípulos não estavam sozinhos e creia, você também não está. Seu barco pode estar sendo açoitado pelas ondas ferozes, talvez aos seus próprios olhos você não veja uma solução, uma saída, mas é necessário lembrar que o Deus do impossível esta ao seu lado.

A Bíblia diz que no mundo teremos que enfrentar aflições, tempestades, mas se tivermos bom ânimo venceremos.  Há uma canção bem antiga que diz: “Com Cristo no barco tudo vai muito bem, e passa o temporal”. Por isso é importante compreendermos que a companhia de Jesus em nossas vidas faz toda a diferença em meio a qualquer tempestade.

Jesus determinou a destino da embarcação – V. 22b

Jesus deu o destino do barco e os discípulos obedeceram à orientação e isso era a garantia de que tudo daria certo. Nossas vidas precisam ser como este barco, temos que cumprir o trajeto que o Senhor determinou.

Quantas pessoas hoje sofrem por conta de decisões equivocadas, decidiram por sua conta e risco trilhar destino oposto ao que o Mestre ordenou. Jonas, o Profeta, é um exemplo, Deus ordenou que o ele fosse a Nínive pregar, e ele por sua conta e risco comprou uma passagem para um destino oposto, Tárcis. Alguém disse que a consequência da desobediência fez com que ele descesse. Primeiro desceu ao barco, depois ao porão do barco, em seguida desceu ao fundo do mar e depois desceu a barriga de um peixe. Jonas viveu uma experiência terrível por que desobedeceu, mas apesar das atitudes contrárias, a misericórdia de Deus se manifestou em sua vida e o peixe teve que vomitá-lo no lugar que Deus havia determinado.

Não queira estar na contra mão da vontade de Deus. O melhor lugar para estar, é sempre no centro da vontade de Deus.

Jesus atendeu ao chamado para acalmar a tempestade V. 24

Em Mateus 7:7-8 está escrito: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e acharei; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á”. Esta é a receita do sucesso para quem deseja ver as tempestades transformadas em bonança.

Precisamos aprender a pedir à Aquele que tem poder para nos ajudar ao Deus que pode todas as coisas, ao Deus que não deixa nenhum dos seus filhos desamparados.


Conclusão: O texto diz que os discípulos ficaram admirados do poder de Jesus, pois os ventos e o mar lhe obedecem. Conosco não será diferente, o Senhor é o mesmo de ontem, e coisas ainda maiores veremos.

Compartilhar: