Inteligência de Jesus - Parte 1

Texto Base: Lucas 2:42-47

Introdução: Muito já foi escrito sobre a inteligência de Jesus. Sábios, estudiosos ao redor do mundo até hoje se admiram de sua capacidade intelectual. Seja no meio acadêmico ou religioso, sua existência e inteligência são reconhecida e admirada.

Jesus fez de sua vida um modelo a ser seguido e aqui quero abrir um parêntese pra dizer que Jesus nasceu e morreu como homem, toda a sua missão na terra foi cumprida na condição de homem. Digo isso porque muitos acreditam não ser possível fazer o que Jesus fez acreditando que Ele na terra utilizou seus atributos de Deus, mas isso não é verdade, como homem ele, se tornou exemplo de inteligência, sabedoria, santidade. Como homem ele mostrou que é possível viver outra realidade.

Não podemos nos acomodar na mediocridade temos que buscar ser a sua imagem e semelhança em tudo.

Hoje mais que no tempo em que Jesus esteve como homem na terra,  tecnologia avançou muito e esta acessível a qualquer pessoa, hoje os smartphones são verdadeiros computadores portáteis, mas infelizmente muitos não sabem aproveitar o avanço da tecnologia. Nossa geração não se aprofunda no conhecimento, os estudantes vivem hoje de control C e control V. e o resultado disso é uma geração manipulada, sem opinião própria. O professor pede o resumo de um livro, o aluno pesquisa no Google e simplesmente copia e cola sem ao menos tomar conhecimento do conteúdo da obra. Até mesmo nos trabalhos de conclusão de curso tem gente que tem a cara de pau de se apropriar do trabalho alheio copiando e colado a informação. Mas voltando a questão da inteligência de Jesus, o que mais impactava em sua vida não era exatamente o seu discurso, mas seu comportamento, seu posicionamento.

A inteligência não se manifesta somente no discurso, mas principalmente na pratica.
Jesus possuía uma inteligência admirável e manifestou a inteligência que estava sobre sua vida de várias formas:

Primeiro: Abençoando o próximo

Por onde Jesus passou ele realizou milagres, ele atendeu ao doente, ao oprimido, ao aflito.
Jesus desenvolveu a fé que recebeu do Pai e utilizou essa fé em favor do seu próximo.
Os homens mais sábios da terra sempre fizeram o mesmo, sempre utilizaram a sua inteligência em favor da humanidade.

Se hoje temos lâmpada, ao invés de candeeiros ou velas, temos que agradecer a Thomas Edison.

Se hoje podemos percorrer grandes distâncias em poucas horas,  viajando sobre as nuvens num avião temos que agradecer a Santos Dumont. Esses homens criaram, inventaram, utilizaram a inteligência para a melhoria da condição de vida das pessoas. 

O nosso amado Jesus a nível espiritual fez o mesmo, Ele mostrou ser possível um homem desenvolver a fé a ponto de levantar coxos aleijados, dar vista a cegos, ressuscitar mortos.
Em Mateus 15:30, está escrito: “E veio ter com ele grandes multidões, que traziam coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos, e os puseram aos pés de Jesus, e ele os sarou”.
Assim como Jesus precisamos  colocar a nossa vida e tudo o que temos aprendido para abençoar vidas. Se estamos diante de cegos, que podem representar muito bem pessoas sem visão temos que nos levantar e pela fé proclamar cura.

Se estamos diante dos coxos, de pessoas que estão paralisadas, precisamos ter a inteligência da fé para ordenar a queda, a destruição do espírito de paralisia.


Jesus como homem desenvolveu a fé para beneficio do homem e nós o que estamos fazendo? Será que não estamos sendo egoístas demais? Quantas pessoas você tem auxiliado? Quantas vidas você tem conduzido a Jesus?

Compartilhar: