Inteligência de Jesus - Final

Texto Base: Lucas 2:42-47

Introdução: Jesus foi sem sombra de dúvidas o homem mais inteligente que esse mundo já conheceu. Lucas mostra que Jesus aos 12 anos de idade deixou os sábios de sua nação admirados.

Jesus possuía uma inteligência admirável e manifestou a inteligência que estava sobre sua vida em Segundo lugar- Caminhando com foco, perseverança.

Deus nos formou como conquistadores e nos capacitou para as grandes conquistas. A perseverança é um presente que não pode ser desprezado.  

A perseverança é uma virtude que nos capacita a lutar até o fim, até que vejamos a realização do sonho. É verdade, que as vezes nos sentimos cansados de investir em alguém ou algo e não obter o resultado esperado, outras vezes pensamos em desistir de um projeto que aparentemente não dá certo, as vezes ainda, nos desanimamos e pensamos em deixar de servir, e até mesmo de amar. São nestes momentos que precisamos agir com inteligência e lembrar o que está escrito em Gálatas 6:9: “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”, 

Precisamos manifestar inteligência sendo firmes, mantendo foco, em Filipenses 3: 13 o apóstolo Paulo declara: Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Quem não tem um alvo nunca chega a lugar algum, e se chega não sabe que chegou, se está no rumo certo não sabe o quanto tempo vai levar e desiste antes de chegar.

É impressionante como tem gente que luta para alcançar algo e quando já está bem próximo da conquista desiste. Precisamos seguir os passos de Jesus, Ele perseverou até o ponto de dizer, “está consumado”.

Jesus possuía uma inteligência admirável e manifestou a inteligência que estava sobre sua vida em terceiro lugar - vivendo a Palavra de Deus

A base de nossa inteligência é a palavra de Deus. Em Mateus 4 o diabo tentou Jesus, mas Ele venceu a tentação através da Palavra. (leia Mateus 4:3-11)

A Palavra de Deus é uma arma poderosa, ela não volta vazia, ela prospera para aquilo que foi designada.

Salmos 119:48-51
48 - Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos.
49 - Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar.
50 - Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou.
51 - Os soberbos zombaram grandemente de mim; contudo não me desviei da tua lei.

A Palavra de Deus nos consolam, nos preservam, nos firmam no propósito.

Conclusão: Deus deixou a sabedoria a disposição dos servos de Deus, não podemos desprezá-la, ao contrário, precisamos desenvolvê-la para vivermos o melhor de Deus nessa terra.


Não sei quais são as lutas, as guerras, as tribulações que se levantaram contra sua vida esses dias, mas uma coisa eu sei Deus te dará inteligência para resolver qualquer questão.

Compartilhar: