Voltando os olhos para Deus - Final

Texto Base: Salmo 73

Introdução: Infelizmente muitos que hoje estão na casa de Deus até mesmo servindo no altar pensam em abrir mão de tudo e voltar ao mundo. Na semana passada entramos em contato com uma triste estatística, em todo o país entre 30 e 40 milhões de pessoas que um dia já estiveram na igreja e hoje estão afastados de Deus, da comunhão dos santos, estão desviados. O levita Asafe, um dos principais lideres da Casa de Deus nos tempos de Davi um dia também pensou nessa possibilidade. O que levou Asafe a quase se desviar e tem levado hoje muitos crentes a queda?

2) A segunda razão pela qual muitos estão se desviando é o imediatismo

Nos versículos 13 e 14 encontramos Asafe mergulhado em crise. Dizia ele: “Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã”.
Essas palavras expressam que havia em seu coração um grande conflito. Asafe pensava que não valia à pena ser um homem santo e honesto. Muitos hoje também estão na mesma situação. Olham para os corruptos, para aqueles que ganham seus bens ilicitamente pensam: porque eles enriquecem tão depressa e eu não? Porque eu que sou dizimista, primiciante, ofertante na casa de Deus não tenho um crescimento financeiro assim, rápido?

Não podemos esquecer nossa prosperidade é completamente diferente da prosperidade do mundo, pois a nossa prosperidade vem de Deus, e é fruto do cumprimento do principio da semeadura. Toda plantação tem um tempo certo para brotar e dar frutos. A palavra de Deus nos assevera em Eclesiastes 3:1-2: “TUDO tem o seu tempo determinado... há tempo para plantar, e tempo para colher”.

Os que receberam o que não estavam preparados para receber se desviaram. Conheço pastores que receberam a unção precipitadamente, resultado: se perderam. Conheço cantores que fizeram sucesso sem estar preparado e como resultado destruíram suas vidas.

Todo no seu tempo é maravilhoso e perfeito, não queira ter o que você não está preparado parado para receber.

3) A terceira razão pela qual muitos estão se desviando é o questionamento

A pior desgraça na vida do ser humano é quando o seu coração vive inquieto em busca de respostas. Isso é terrível principalmente em relação as questões de fé.  Asafe vivia perturbado em busca de respostas, ele queria saber o porquê de tudo e isso se tornou um fardo para ele. No versículo 16 ele diz: “Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso”.

Querer explicação para tudo é uma atitude de arrogância. Deus não tem a obrigação nos dar satisfação de tudo o que Ele faz. Não podemos esquecer que Ele é Soberano. Em Deuteronômio 29:29 está escrito: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”.

Conclusão: Não podemos nos colocar em risco, o exemplo de Asafe nos dá uma visão clara de que muitas vezes estamos caminhando a beira do abismo. Precisamos guardar nossa alma, pois não vale a pena voltar ao mundo.

Graças a Deus que Asafe colocou a cabeça no lugar e não se desviou. Nos versículos 17 e 18 a Bíblia mostra que ele entrou no santuário, buscou a Deus, percebeu que o aparente sucesso é temporário e o que realmente vale a pena na vida é estar em comunhão com Deus.


Não sei como esta a tua situação. Não sei se você está em crise, talvez pensando e desistir de tudo, mas um conselho eu te dou hoje, não vale a pena viver longe de Deus.

Compartilhar: