Os Princípios de Deus respaldam minha colheita

Texto base: Gênesis 41: 41 - 46
Introdução: um dos maiores desafios na vida de um pessoa é viver por princípios, não é fácil, na nossa jornada aqui na terra, são muitas forças que nos querem ver fora dessa realidade, necessidades, sonhos, ambição, vontade de crescer, mas ao olharmos as escrituras vemos que a única forma de não sairmos da rota é uma vida pautada em princípios.
Exemplo: Daniel quando chegou na babilônia foi confrontado pelo sistema, ele permaneceu firme aos seus ideias, não se vendeu, não negociou, mas a realidade é que são fortes as pressões do inimigo.
José vivia por princípios, nunca abriu mão daquilo que ele acreditava, passou por situações complicadíssimas, mas permaneceu firme.
Por isso não devemos abrir mão dos princípios.
Quais princípios José defendia:
1. Sua fé em Deus: José servia ao Senhor, não abriu mão da sua fé em momento algum, desde a casa do seu pai a casa de Faraó sempre fora fiel ao Senhor.

Não encontramos José moldando-se ao sistema pecaminoso, no Egito tinha tudo para se corromper, mas permaneceu inabalável.
Há pessoas que negociam sua fé em Deus por coisas tão banais, José não virou a costas para Deus para agradar Faraó.
2. Fidelidade e Lealdade aos seus superiores: Se uma pessoa não é fiel a Deus ela não será a mais ninguém. José foi fiel a seu pai lhe obedecia em tudo; a Potifar, não encontramos José rebelando-se contra seu senhor, nem mesmo quando foi assediado pela esposa do seu amo, ele permaneceu leal.
O homem, hoje não sabe o que é  honra e fidelidade. As pessoas se traem com uma facilidade incrível.
José também foi fiel ao seu carcereiro; não vemos José liderando rebelião na prisão ou motim, ele era fiel ao seu senhor.
3. José era um homem honrado é de honra: Não se vendeu para esposa de Potifar, trabalhava arduamente para prosperar seus senhores, nunca falou mal dos seus líderes.
Não aceitava a desonra na sua vida! Nem quando teve a chance legítima de se vingar dos seus irmãos, não fez, honrou os mais velhos.
José vivia por princípios por isso colheu na mesma medida.

José teve muitas colheitas:

·         A fidelidade de Deus:  Foi lançado num buraco não morreu, porque estava protegido, foram anos na prisão, não adoeceu, não foi morto por outros presos, não fora torturado, Deus o guardava.
Se você é fiel a Deus, se você não negocia sua fé, Deus é fiel a você!
(Josué 1: 7 – 8) (Salmos 91 3 – 7).
Você planta fidelidade e colhe a fidelidade de Deus ao seu favor.
·         Sabedoria: Por causa da sua lealdade aos homens, José colheu Sabedoria. Por causa da sua sabedoria Jose cresceu na terra do Egito.
José era um solucionador de problemas, tudo ele resolvia, cresceu em sabedoria.
·         Honra: José sabia honrar! Todo homem deseja ser honrado, a questão e que a honra é fruto de semeadura. Na unção que você honra nela você será honrado.
Honra é trabalhar! O problema é que muitos não querem honrar, por isso não são honrados.
Honrar custa caro! Honrar custa nosso ego, vontade, orgulho.

Conclusão: José foi arrancado da casa do Pai, vendido como um escravo para o Egito, terminou a sua vida como o homem mais poderoso da terra era reverenciado e honrado por todos. José dedicou toda sua vida a servi, servia a todos e o resultado, terminou sendo servido. Jesus passou por dificuldades e humilhação, para depois ser honrado.
Hoje é o dia de viver por princípios, sua colheita é certa!


Compartilhar: