Paternidade, expressão do amor de Deus

Texto Base: João 1:1-12

Introdução: Deus criou as coisas naturais como modelo, tipo das espirituais. Na família, por exemplo, a figura de um pai tem uma importância excepcional. A paternidade humana reflete a paternidade de Deus, logo, se alguém tem problema com o pai, terá problema com Deus.

Em nossa nação o dia das mães é muito mais badalado que o dia dos pais, não que não devamos honrar as mães, mas é fato que a figura do pai na maioria dos lares é colocada em segundo plano, o que é um perigo, pois a figura do pai transmite um traço do caráter de Deus.

Pessoas carentes de um abraço, de afeto, de compreensão e amor de pai, têm dificuldade em relacionar-se com Deus na figura de Pai. Já pessoas que foram cercadas de afeto, compreensão e amor por seus pais têm maior facilidade de relacionar-se com Deus como Pai.

Quando compreendemos isso, nossa visão se amplia e passamos a valorizar a paternidade.

Jesus veio para restaurar o relacionamento do homem com Deus, veio para nos devolver o privilégio de nos relacionarmos com Deus como Pai. O versículo 12 deixa isso muito claro: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.

Esse relacionamento de Pai e filho, nos proporciona muitas bênçãos entre elas podemos destacar:

1. Salvação

Em João 5:24 esta escrito Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

Quando Adão pecou automaticamente, perdeu a comunhão, a intimidade com o Pai, a partir de então todos os homens herdaram essa maldição, se constituíram pecadores, sem salvação.

Isso está escrito em Romanos 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram .

Logo quando restauro meu relacionamento com Deus como Pai, inevitavelmente sou devolvido a salvação.  

Deus nos ama com um amor incondicional que decidiu se assumir a forma de homem (E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14), morreu por nossos pecados e nos deu direito a vida eterna.

2.  Alegria

Não existe alegria fora da companhia do Pai, isso é fato tanto a nível físico quanto espiritual, os que ainda têm seus pais vivos podem confirmar isso. Quando o pai esta numa casa o filho se sente seguro, se isso vale no físico imagina o peso que isso tem a nível no espiritual.

Quando estamos caminhando com Deus nos sentimos seguros, felizes, pois sabemos que sua presença, afugenta todos os inimigos.  Vale lembrar que tristeza é a ausência da presença de Deus. A presença de Deus é fonte de toda alegria.


Conclusão: Deus quer se revelar a nós na figura de Pai e nós precisamos nos movimentar na sua direção como filhos.

Compartilhar: