Renovando a Aliança com Deus – Parte I



Texto Base: Josué 5:1-12

Introdução: Felizes são os que conseguem vencer as dores, os traumas e não ficam prostrados, presos as más notícias e ao passado. Felizes são os que entendem que Deus se move por tempos e estações, pois estão sempre vislumbrando novos horizontes, novas oportunidades. Quem não abre sua mente para viver as novidades de Deus, morre no deserto.

Josué foi um homem que tinha tudo para ficar prostrado, paralisado as véspera da maior conquista de sua vida, a conquista da terra prometida, seu líder e mentor morreu. Naquele momento Josué poderia ter entrado em depressão, afinal de contas ele acabara de reber um choque violento em sua alma. Há pessoas que convivem a vida inteira com uma ferida, pois os traumas nas emoções, em muitas ocasiãoes, são mais difíceis de tratar que uma ferida física.

Josué superou a dor da perda compreendendo que Deus estava sinalizando a início de um novo tempo para ele e para todo o povo de Israel, atravessa o Jordão de forma sobrenatural, mas não podia prosseguir sem que houvesse uma renovação de aliança. Quando o povo saiu do Egito foi necessário que todos os homens passassem pela circuncisão, mas com o passar dos anos, os que nasceram no deserto, não estavam circuncidados.

Em Gilgal, Josué inicia um processo de renovação de aliança com Deus circuncidando todos os que ainda não haviam sido circuncidados. Depois deste processo Josué e todo o povo receberam uma das palavras mais lindas da boca do próprio Deus: “Hoje retirei de sobre vós o opróbrio do Egito; por isso o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje”.

A circuncisão era uma marca física de aliança com Deus. Ninguém pode entrar num novo tempo, enfrentar novos desafios, conquistar a terra se não estiver aliançado com Deus.

Hoje a circuncisão é uma marca de santidade no coração. Santidade não quer dizer que não pecamos, mas quer dizer que estamos separados, que estamos dispostos a viver para Deus.

Deus quer marcar o seu povo, não mais com uma marca física, mas com uma marca espiritual. Assim como Deus ordenou a Josué que circuncidasse o povo, hoje Ele deseja que renovemos nossa aliança com ele.

Quem deseja viver um novo tempo, precisa passar por este processo, e este processo envolve:

Em primeiro lugar: um instrumento específico, uma faca de pedra.

Pedra aponta para Jesus que é a rocha eterna, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Deus não ordenou a Josué, que submetesse o povo a uma faca de ouro, ou prata, mas a uma faca de pedra. Em I Pedro 2:4-7, Jesus é apresentado como pedra viva e preciosa. Quem deseja experimentar milagres, prodígios, as maravilhas de Deus em sua vida, família, células, 12, trabalho precisa andar em sintonia com Jesus. Quem anda com Jesus e se deixa moldar por Ele, tem suas forças renovadas, caminha e não se fadiga, corre e não se cansa, voa com asas de águias.

Cont... na próxima semana.

Compartilhar: