Ministração para as Células
A Caminha da Vitória
Juízes 7:2-7
INTRODUÇÃO:
Na física a palavra Inércia está relacionada à propriedade que têm os corpos de persistir no estado de repouso enquanto não intervém uma força que altere esse estado. E a Cinética é o oposto da inércia que esta relacionada ao movimento, força de ação. Tanto a Inércia e Cinética têm influência também no agir de Deus. Porque nenhuma benção é liberada do céu sem que exista uma posição do homem, a qual pode estar no estado de inércia ou de cinética. É claro que se o receptor da benção estiver parado (inércia), não haverá o alcance da benção, caso esteja em movimento (cinética) alcançala-á.
Uma prova desta verdade é quando Deus chama um homem chamado Gideão e lhe entrega uma palavra de vitória, este homem não se acomodou ele ouviu e agiu, movimentou-se em direção da promessa e a alcançou. Porque Deus só abençoa aqueles que se movem em direção a benção.
O Senhor ainda selecionou os homens que fariam parte do exército de Gideão, o primeiro comando foi para dispensar os medrosos e covardes e em seguida aqueles que se prostrassem para beber água, pois estes seriam os mesmos que provavelmente se prostrariam diante dos inimigos.
Um exército de trinta e dois mil homens se resumiu em apenas trezentos. Os trezentos aceitaram o desafio mesmo em número limitado. Deus concede vitória mesmo em meio as limitações se acreditarmos nele e ousarmos em valentia.
Deus deseja que seu povo tome posicionamento, mas o que fazer para estar posicionado?
1. Assumir compromisso com Deus e com os líderes que Ele levanta: (Vs 7), todos nós precisamos de uma orientação da parte de Deus, e de líderes que Ele levanta. Somos discípulos de Jesus e o mais difícil não é discipular, mas se deixar discipular. Enquanto todos desejam ser independentes e líderes de si mesmo, Deus deseja que nos submetermos a comandos.
Gideão estava com trezentos comprometidos juntos eles venceram o medo, covardia, cansaço. Formaram um grande exército obediente que venceram os inimigos. Aqueles que caminham em aliança obtêm êxito.
2. Objetivos definidos: (Jz 6:14), Gideão lutou para ver a destruição dos midianitas. Deus fortalece nossos propósitos.
É necessário ter uma meta, Deus trabalha de forma favorável, de acordo com nossos propósitos. Por isso temos que ter objetivos e metas concretas. A falta de fé anula a credibilidade de nossos planos e projetos diante de Deus.
3. Alimentar-se da promessa: Quem não se alimenta da promessa se alimenta da murmuração. Gideão, Josué, Calebe e outros líderes de êxito da Bíblia se alimentaram da promessa, não desistiram e obtiveram vitória. Como se alimentar da promessa? Buscando respaldo na palavra de Deus, pois o Senhor não é homem para que minta, o que promete Ele cumpre! Ter fé e não se deixar levar pelas circunstâncias e obstáculos.
Conclusão:
Deus está disposto a abençoar seu povo. No entanto Ele espera um agir de fé, uma movimentação em direção a benção. O nosso Deus é um Senhor de vitórias e consquistas.