Levantarei o tabernáculo caído de Davi


Amós 9: 11 – 15

11 Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade;
12 para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz estas coisas.
13 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra segue logo ao que ceifa, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.
14 Mudarei a sorte do meu povo de Israel; reedificarão as cidades assoladas e nelas habitarão, plantarão vinhas e beberão o seu vinho, farão pomares e lhes comerão o fruto.
15 Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o SENHOR, teu Deus.



Todas as vezes que citamos a promessa de restauração do tabernáculo de Davi, a primeira imagem que vem a nossa mente é a da restauração da adoração na igreja, haja visto que a diferença entre o tabernáculo de Davi e o tabernáculo de Moisés estava exatamente na adoração. Davi quando edificou o tabernáculo, organizou os levitas de forma que houvesse adoração ininterrupta diante de Deus. Mas, considerando melhor o texto, vemos que esta palavra profética é muito mais abrangente, fala de mudança de sorte, fazendo referência ao retorno do povo de Israel a sua terra natal depois de um longo período de escravidão na Babilônia.

A profecia é direcionada a um povo que passaria da condição de calda a cabeça, que estava por baixo, mas que passaria a estar por cima. Logo esta palavra além da restauração da adoração, fala também da restauração do domínio.

Todos nós sabemos que na criação, Deus determinou ao homem que dominasse sobre todas as coisas, mas sabemos, também que nossos primeiros pais perderam esta benção. E neste texto específico esta verdade, a restauração do domínio é muito clara: "… e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade; para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz estas coisas".

Em todas as áreas que você perdeu o controle, seja na família, ministério, vida profissional, creia é tempo de restauração.

Compartilhar: