Feliz Hanukah!


Estamos em meio há mais uma festa de hanukah, a festa das luzes, a festa da dedicação. É um grande desafio celebrar esta festa, pois sua origem, se deu apartir de uma declaração de independencia contra a dominação do inimigo.
Por volta do ano de 165 A. C. Israel estava sob o governo Grego-Assírio. Como estratégia para estabecer o domínio definitivo na região Antíoco, começou a mesclar o cumprimento de leis judaicas aos cultos pagãos da Grécia. Neste período, muitos israelitas se corromperam abrindo mão de seus valores e princípios.
Conforme narra a história, uma imagem de Zeus, o deus do Olimpo foi colocada no templo de Jerusalém e sacrifícios de porcos foram foram feitos ali. Toda sorte de imoralidade sexual foi permitida no átrio do templo. O povo de Deus não podia mais fazer ofertas de holocaustos, e nem realizar as festas ordenadas por Deus.
Diante desta grave situação Deus levantou um pequeno grupo de judeus das montanhas da Juda, que declararam publicamente uma revolução contra o domínio Grego-Assírio.
Este pequeno exército mesmo tendo que enfrentar uma legião inteira consegiu milagrosamente vencer a luta e expulsar o inimigo que os dominava.
No ano 164 a.C. Após a conquista da liberdade, o templo passou por um processo de limpeza e rededicação. Neste período um milagre aconteceu, a menorá, simbolo da glória de Deus precisava ser acesa, mas não havia azeite puro, selado pelo sumo sacerdote. Foi feito uma busca e encontraram apenas uma medida para um dia, mas de forma sobrenatural o azeite que serviria para um único dia, sustentou a chama por oito dias, tempo suficiente para que o azeite novo e consagrado fosse preparado. Deu-se início assim a festa de Hanukah, a Festa das Luzes. A partir daí a hanukia, um castição com nove astes foi criado. São nove astes porque a a nona alimenta as oito, lembrando dos oitos dias em que a menorá ficou acesa milagrosamente.
Hanukah, nos desafia a romper com tudo o que se levanta para nos dominar e nos afastar dos pricípios e valores eternos. Não fomos chamados a escravidão mas a liberdade. Neste tempo precisamos reconsagrar nossa vida ao Senhor, purificando-a pois, é templo do Espírito de Deus.
Hanukah, portanto, é uma festa que começa com luta, mas que nos dá direito a nove milagres, pois cada lâmpada representa um milagre.
Hag Sameah! Feliz Hanukah!

Compartilhar: