Aula Inaugural da Escola de Pastores



Marcos 6:31-34

31 - E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.
32 - E foram sós num barco para um lugar deserto.
33 - E a multidão viu-os partir, e muitos o conheceram; e correram para lá, a pé, de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles, e aproximavam-se dele.
34 - E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.


Depois de um trabalho intenso, ministrando cura, libertação, ensino, Jesus decide tirar um momento de folga, resolve estabelecer um tempo de descanço para Ele e sua equipe.

O texto diz que eles se retiram para um lugar deserto. Entenda, o local escolhido por Jesus para o descanso não foi o deserto, mas um local deserto. Nas margens do Mar da Galileia há muitos lugares paradisíacos, isolados, como que preparados para o descanso.

O que Jesus e os discípulos não esperavam é que a multidão havia descoberto o local das férias e ao chegarem no destino, eles já estavam lá.

Jesus movendo-se de compaixão desiste da idéia do descanso e assiste a multidão, pois eram como ovelhas sem pastor.

Lendo este texto, percebemos que assim como nos tempos de Jesus, em nosso dias há, também uma carência de pastores, há muitas ovelhas sem pastor. É até facil encontrar pessoas que carregam o título, mas que na realidade estão muito distantes do que é ser um pastor na essencia da palavra.

Com o objetivo de suprir esta demanda, foi inaugurado neste profético dia 12 de março a Escola de Pastores do Ministério Luz para as Nações.

Mais do que um curso de formação pastoral, o objetivo da escola é descobrir aqueles a quem Deus chamou para o ministério pastoral, sim, por que pastorado não é escolha pessoal é chamado de Deus. Não se escolhe ser pastor se aceita o chamado. Quem não tem vocação e decide pagar o preço, carrega um fardo tão pesado, mas tão pesado que mais mais dia, menos dia se sente sem força para caminhar.

Ser pastor é cuidar de algo que não lhe pertence, é cuidar das ovelhas de Deus. É tarefa ardua que exige conhecimento e unção.

Parabéns aos mais de 70 alunos. Que o Senhor honre o esforço e a dedicação de todos vocês.

Compartilhar: