Aliança para conquista

 Texto Base: Josué 1:5


Introdução: Deus disse a Josué: “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei”.
Josué recebeu a Palavra Profética e se movimentou por fé, não ficou parado esperando “bom tempo”,  levou o povo caminhar em unidade, a lutar em unidade, a marchar como um só exercito, a gritar a uma só voz. Tirou o povo do deserto venceu 32 reinos e tomou posse da terra prometida.

Josué recebeu a Palavra em seu espírito e pode comprovar que realmente não houve nenhum empecilho na sua trajetória de crescimento, nem muralhas, nem gigantes, nenhum inimigo.

É maravilhoso entrar em contato com esta Palavra porque podemos comprovar que Deus cumpre o que promete, e maravilhoso, ainda, porque percebemos que esta  promessa está sobre nós.

Josué foi um homem que fez a diferença em sua geração por que sonhou com o crescimento, lutou pelo crescimento, alcançou o crescimento, mas nesta trajetória de conquista, há um detalhe importantíssimo em sua vida: Josué era um homem de aliança.

1) Josué andou em aliança com seu líder

Se você deseja experimentar o crescimento em sua célula, em sua vida ministerial e pessoal, então você precisa andar em aliança com seu líder.
Leia (Êxodo 24:13 e Êxodo 33:11). Moisés subia ao monte, Josué estava com ele, entrava na tenda, Josué ficava quietinho na porta. A aliança de Josué era tão grande com o líder que após sua morte, foi necessário o próprio Deus dizer a ele: Moisés está morto, ou seja, mesmo após sua morte Josué respeitava, honrava o lugar de liderança de Moisés. Quer ver tua célula crescer? estabeleça e honre a aliança com seu líder.

2) Josué andou em aliança com seu povo

Alguém já disse que Josué poderia ter se auto-denominado Rei e tomado para si toda a terra, mas ele tinha aliança com o povo. Cada tribo teve seu lugar garantido na terra prometida, por causa da aliança de Josué com os lideres de cada tribo.
As células crescem e se multiplicam naturalmente, mas para que isto aconteça, novos líderes precisam ser levantados. Tem líder que tem medo que outros se levantem, são medíocres, acham que alguém vai tomar o seu lugar. Daí são egoístas não incentivam seus discípulos buscar formação na escola de líderes. Isto acontece porque não há aliança.
Compartilhe a liderança com os líderes que Deus está levando a sua volta. Lembre-se ovelha não é propriedade sua, as  ovelhas pertencem a Jesus. Expulse de sua vida todo o egoísmo, exclusivismo e faça como Josué divida a terra com quem está a sua volta. Outra coisa, toda célula precisa caminhar em aliança com a igreja, afinal de contas uma célula é parte da igreja, não é uma igreja a parte.

3) Josué andou em aliança com seu  Deus

Por ter esta aliança com Deus, Josué permaneceu em santidade, em fé, em nada duvidou, para ele a verdade e os valores de Deus eram absolutos e soberanos. Deus falava com ele e ele ouvia a voz de Deus e obedecia sem questionar.


Conclusão: Nossas conquistas espirituais nunca serão individuais, a benção quando nos alcança, alcança nossa família, a igreja e todos os que nos cercam. Fuja do isolamento e estabeleça hoje mesmo aliança com seu líder, com a igreja e principalmente com Deus, e assim conquiste!

Compartilhar: