Ouse sonhar - 3

 Texto Base:  Marcos 5:24-34


Introdução: Nada em nossas vidas acontece por acaso. Tudo o vivenciamos no presente são frutos de imagens que um dia projetamos em nossa mente.


Um casamento, um filho, uma profissão, um patrimônio, um ministério tudo é resultado de sonho.


Quando olhamos para esse mulher conhecida como a mulher do fluxo de sangue,  é possível observar que ela alcançou o que tanto almejava e lutava por anos porque ousou sonhar:


1- Ela alimentou durante doze anos o sonho da cura – fechou o coração para os diagnósticos negativos e pelos olhos da fé se viu curada. 


No dia em que soube que Jesus estaria em sua cidade, ela saiu ao Seu encontro com a imagem formada do que faria ao vê-lo. 


Isso a diferenciou de todos os outros doentes que estavam ao redor de Jesus. Os demais não tinham ideia do que fazer frente ao Messias, mas ela estava preparada para tocar em seu manto. Conforme o que viu em seu coração, assim aconteceu.

Ter uma imagem formada na mente é essencial para a mudança de uma vida, de uma geografia, de uma circunstância difícil. 


Há nulheres que querem casar e não tem uma imagem definida do marido. Pedem apenas um companheiro e muitas vezes recebem um homem trabalhador, mas que não está à altura intelectual, financeira, ministerial e depois de tudo querem mudar o que não pode ser mudado.


Muitos querem casa mas não tem uma planta na cabeça. Qual o tamanho, quantos compartimentos, cor, altura das paredes.

Todo sonho estabelece na mente uma imagem. 


Vou dar alguns exemplos:


Samaria, estava debaixo de juízo, aquela terra sofria com seca e fome por três anos e meio (I Rs 17:1) a situação só foi revertida no momento em que o moço do profeta conseguiu ver a imagem que estava na mente de do profeta, uma pequena nuvem do tamanho da palma da mão do homem.  


Em I Rs 18:1 Deus, falou a Elias: “Vai apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra". Elias obedeceu ao Senhor e procura Acabe e transmite o recado: "Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva" IRs 18:41. O detalhe é que até aquele momento não havia nenhum sinal de chuva, o céu estava limpo. 


Depois disso o profeta sobe ao monte e começa a clamar. No intervalo entre um clamor e outro ordenava que seu discípulo olhasse para o céu, fez isso por seis vezes e a resposta do discípulo era a mesma: "Senhor, não há nada, nem sinal de chuva" I Rs 18:43. Elias continuou clamando e na sétima vez que ele envia o discípulo a espiar, ele volta dizendo: "Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar" I Rs 18:44. Depois disso a geografia de Samaria foi completamente transformada, a chuva caiu encerrando o tempo de sequidão e fome.


O mesmo aconteceu com Abraão, em Gênesis 12:2 Deus promete a ele: “E far-te-ei uma grande nação”. O tempo passou e nada da promessa se cumprir, Abraão inclusive chegou acreditar que essa descendência prometida viria a principio de seu sobrinho Ló e depois de seu servo de confiança Eliezer.  Mas um dia um dia Deus novamente fala com ele e ordena: “Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência”. (Gênesis 15:5). Depois que ele visualiza as estrelas, no versículo seguinte a Bíblia declara que ele creu na promessa. Abraão de fato só recebeu fé para conceber Isaque depois que ele gerou o filho em sua mente.


Precisamos compreender a importância de se ter um sonho claro e específico no íntimo. Todas as coisas acontecem por causa de um sonho, de uma visão. 


O próprio universo foi criado a partir de um quadro nítido visualizado por Deus. Conforme Sua visão no reino espiritual, assim se deu no reino da matéria (Hebreus 11:3) - Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.


Compartilhar: