Efatá, abre-te!


Texto Base: Marcos 7:31-37

Introdução: O diálogo é sem sombra de dúvida uma ponte para a construção de relacionamentos saudáveis, logo, quando há falhas na comunicação ou mesmo a falta dela, o relacionamento se fragiliza, e até mesmo se destrói.

Hoje, mesmo diante da realidade que estamos vivendo onde as famílias estão em casa, observamos que o diálogo está comprometido. Talvez travados pelo medo, ansiedade ou preocupações, muitos casais não conseguem estabelecer uma conversa saudável, falar de seus sonhos, de seus sentimentos, de seus projetos. Os pais não conseguem se comunicar de forma eficaz com os filhos e os filhos por sua vez não conseguem encontrar o caminho de acesso ao coração dos pais e assim dessa forma podemos dizer que os relacionamentos estão enfermos.

Dentro desse contexto, Jesus encontrou um homem surdo e gago, isolado de qualquer relacionamento profundo, as portas de comunicação de sua vida, tanto a de saída, quanto as de entrada estavam fechadas.

Jesus leva o homem para fora da cidade e distante de todos, põe seus dedos em seus ouvidos, e lhe toca a língua com saliva, ordenando que tudo o que estava fechado se abra. Creio que a preocupação e o cuidado de Jesus iam além do físico, Ele sabia que um homem fechado para comunicação, estava fechado para o amor, para alegria, para a vida.

Assim como Jesus curou aquele homem que não conseguia se comunicar , hoje ele também vai tocar em você.

Jesus tocou o homem e abriu a audição.

A audição é uma porta de entrada para alma, por isso precisamos mantê-la aberta para nos relacionar de forma saudável com Deus e com nosso próximo.

Como estão os teus ouvidos em relação a voz de Deus? Muitas pessoas estão com seus ouvidos fechados para o Senhor, já não ouvem mais Sua voz decidiram caminhar de acordo com suas próprias vontades e consequência disso é que estão vivendo os piores dias de suas vidas.

Como estão os teus ouvidos em relação a voz do teu próximo? Muitas esposas reclamam que seus esposos não as ouvem, muitos pais reclamam que seus filhos estão como que surdos. Com isso famílias inteiras estão se destruindo, distanciadas de toda alegria que vem como fruto de um relacionamento familiar saudável.

Vamos tomar cuidado, se nossos ouvidos estão fechados, hoje é dia de cura. Assim como Jesus curou aquele homem, da mesma forma Ele deseja colocar seus dedos nos teus ouvidos e te dizer: Efatá; abre-te.

Jesus tocou o homem e abriu a fala.

O Homem não foi criado para ficar isolado, Deus deu ao homem a capacidade de se comunicar, mas infelizmente muitos estão mudos em casa, no trabalho, na igreja. Hoje as pessoas passam horas nas redes sociais, na frente de computadores jogando, acompanhando as suas séries preferidas e sua atenção esta toda voltada para essas coisas que não emitem uma única palavra aos que estão a sua volta. 

Quando foi a última vez que você disse a sua esposa e seus filhos que os amava? E você filho já disse ao seu pai o quanto você é grato a ele?

Não fique calado, até mesmo se você tem algo engasgado, preso na garganta em relação a a um familiar ou  discipulador, deixe Jesus te tocar e seja restaurado.

Conclusão: Este milagre aconteceu numa geografia chamada Decápolis o lugar onde Jesus liberta um homem possesso por uma legião de demônios. É muito interessante isto pois no mesmo lugar onde Jesus liberta um jovem, ele volta para curar outro. Nosso Jesus não deixa a obra incompleta, todas as vezes que é necessário ele volta no mesmo lugar para completar o que iniciou.

Aquele lugar foi alvo de libertação e cura, e nesta noite você e sua casa também serão alcançados por esse milagre. Efatá; abre-te!

Compartilhar: