Amar a Deus e ao próximo


Texto: Lucas 10:25-35

Introdução: Um certo doutor da lei perguntou para Jesus: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Jesus como um homem sábio devolveu a pergunta com outra pergunta: Que está escrito na lei? Como lês? Ele respondeu: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

A resposta desse homem nos revela que se quisermos chamar a atenção de Deus, se quisermos de fato agradá-lo precisamos manifestar em nossa vida o dom que está acima de todos os outros, o amor.

Temos que amar a Deus

- Amar de todo o coração - O coração é a sede das nossas motivações. Amar a Deus de todo o coração significa envolver-nos com Ele sem reservas, apaixonadamente, sem que nada e ninguém tome o lugar de primazia em nossa vida.

- Amar de toda a tua alma - Na alma estão as nossas vontades e emoções. Amar a Deus com toda a alma quer dizer que não deixaremos de amá-lo, nem permitiremos que o amor se esfrie só porque estamos tristes, desanimados, abatidos.

- Amar de todas as tuas forças: A força que temos vem do nosso vigor aliado ao nosso esforço. Para amarmos a Deus com todas as nossas forças, será necessário antes de tudo que haja completa entrega e doação da nossa vida a Ele. A partir daí, nosso amor mesmo quando temos que pagar um alto preço para servi-lo e expressar diante dele nossa fidelidade.

- Amar de todo o teu entendimento: O entendimento representa a consciência, a inteligência e a razão. Amar com todo o entendimento significa conhecer a Deus, saber sua vontade através da palavra e conscientemente decidir andar pelo que agrada o seu coração. A fé não deve nos tornar ignorantes, mas deve conduzir nossa razão à obediência de Cristo.

Nosso amor precisa ser direcionado também, ao próximo

A nossa nação está experimentando um mover extraordinário. Os céus do Brasil estão abertos sobre os filhos de Deus. Há um manto de amor por vidas estendido sobre a igreja de Cristo em todo o Brasil. Homens e mulheres comprometidos com Deus tem se levantado para a grande colheita dos últimos dias. Este grande avivamento, é um avivamento que se moverá sob o combustível do Amor. 

Jesus conta ao doutor da lei a parábola do Bom samaritano, e nesta parábola ele mostra que um homem que descia de Jerusalém a Jericó foi tomado de assalto. Os salteadores lhe roubaram tudo e ainda o maltrataram lhe deixando ferido a beira do caminho.

Daí um sacerdote, aquele que prega a palavra da verdade, aquele que foi escolhido por Deus para levantar o caído, para amar as pessoas, para servir as pessoas, passou pelo homem caído e nada fez. O Que faltou na vida daquele sacerdote? Amor, compaixão!

Logo após o sacerdote, passou um levita, aquele que canta, toca, dança, aquele que responsável de levar o povo a presença de Deus, aquele que responsável de unir a noiva ao noivo, viu o homem caído e nada fez. O que faltou na vida daquele Levita? Amor, Compaixão!

E nesta parábola Jesus apresenta o Bom Samaritano, um homem que pertencia a povo inimigo, um homem que não fazia parte da elite religiosa de Israel, mas que se importou com o caído e atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele. O Bom samaritano manifestou amor e compaixão, pelo caído.

Este Bom samaritano representa Jesus. Ele nos deixou este legado de Amor e Compaixão por vida para que eu e você também amassemos as pessoas como ele amou.

Conclusão: Muitas vezes estamos nesta situação, estamos muito ocupados, embaraçados correndo em busca de posição social, de alcançar um nível maior de vida financeira. 


Estamos amando mais as bênçãos e estamos esquecendo de amar o abençoador, estamos amando mais as coisas e estamos esquecendo das pessoas. Dinheiro, posição social, carro, casa tudo isso é importante, mas as bençãos são consequência do meu relacionamento com Deus e com o meu próximo.

Compartilhar: