Fé que impulsiona




Texto Base: Hebreus 11:33-34

Introdução: Toda pessoa que recebe a Cristo como Senhor e Salvador, tem sua vida completamente renovada, até porque é impossível decidir viver para Cristo e continuar do mesmo jeito, resignado, conformado com o padrão de vida e comportamento que se estava levando.

Quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador, iniciamos a busca por uma vida melhor. A visão que antes era turva se torna limpa, e o desejo de crescer, conquistar, avançar renasce.

Dentro dessa perspectiva há uma força que nos motiva a permanecer firmes enquanto aguardamos o cumprimento das promessas, essa força para vencer se chama FÉ.

Foi por meio da fé, que os heróis da bíblia, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

Esse nível de fé precisa vir sobre sua vida, mas para receber esta capacitação é preciso:

1) Se associar a homens de fé - Existe um adágio popular muito conhecido que é certo: “dizem-me com quem andas e eu te direi que és”.  Você se parece com quem você convive, é por isso que a luz e trevas não podem andar juntas. Fé e incredulidade são opostas entre si, uma há dominar sobre a outra.

Alguém que almeja viver no padrão de fé estabelecido por Deus não pode caminhar com quem não tem o mesmo pensamento. Não vai dar certo.

No texto de hebreus vemos a citação de homens que fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, numa referência clara de Daniel e seus amigos. Homens que mesmo distantes de sua terra natal, enfrentando situações adversas, manifestaram a fé e venceram. Isso só foi possível porque caminharam num só pensamento e em um só coração, se Daniel tivesse se associado a incrédulos, jamais veria o livramento de Deus. Se queremos obter as promessas de Deus precisamos nos associar a pessoas de Fé.

Mas não para por aqui, para recebemos essa força que nos impulsiona a vencer é preciso:
2) Caminhar com quem vive em santidade

Um dos exemplos claros desse posicionamento é o de Josué que antes de atravessar o Jordão para entrar em Canaã, Josué cobrou do povo, daqueles que estavam ao seu lado que andassem em santidade. Josué disse: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós. (Josué 3:5). Ele sabia que só teria vitória se caminhasse ao lado de santos.


E em terceiro lugar, recebemos força que nos impulsiona a vencer quando:
3) Quando caminhamos com os perseverantes - A pior desgraça na vida de um homem é quando ele se associa aos desistidos, aos que veem dificuldade em tudo, aos que são movidos por sentimentos.

Um homem que tem o desejo de crescer não foge da luta, não desiste nem mesmo em meio às tribulações, caminha com os indesistíveis.

Davi recebeu os amargurados, endividados, pobres, mas não permitiu que eles ficassem do mesmo jeito e fez deles valentes, determinados. Como rei, governo ele jamais caminharia com desistidos.

Se você tem um sonho, lute por ele ao lado de quem sonha. Se você tem projeto, caminhe ao lado de quem tem projeto.

Compartilhar: