Amigos de Fé



Texto Base: Hebreus 3:12 “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo.”
Introdução: As pessoas com quem nos relacionamos, conversamos influenciam diretamente nossa vida em todos os aspectos.  Não podemos esquecer que somos resultado do meio, nosso comportamento é resultado do que ouvimos, vemos e admiramos. Não adianta negar, dizer que não bem assim, porque a verdade é uma só: se você tem amizade com um incrédulo, você corre um sério risco de também se tornar incrédulo. Em 1 Coríntios 15.33 está escrito: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”.
Um exemplo clássico dessa realidade está registrado no livro de Números. Moisés levantou doze homens. Estes eram lideres em suas tribos e faziam parte da linha de frente da nação de Israel. Certamente esses homens se relacionavam entre si, tinham uma forte amizade e consequentemente um influenciava o outro.
Os doze homens foram enviados para espiar a terra que o Senhor já havia prometido entregar ao seu povo. Eles vão cumprem o propósito para o qual foram enviados, mas na volta dez deles chegam contaminados pelo negativismo. E o que é pior o relatório entregue por eles contamina o povo e faz com que eles deixem de olhar para Deus e sua promessa e comecem a olhar para suas deformidades. Leia Números 13:31-33. Quem contaminou esses dez? Quem os fez pensar que eram fracos, indefesos, insetos? Eles mesmo se contaminaram mutuamente, eles mesmos se privaram da graça e do favor de Deus. Morreram no deserto e o que é pior levaram ainda uma multidão junto.
Em contrapartida, dois, Josué e Calebe, mesmo fazendo parte da equipe, não se deixaram contaminar pelos pensamentos incrédulos e medrosos dos demais. Havia entre esses dois uma aliança de fé, coragem e determinação. Isso fato! Homens de fé precisam caminhar com homens de fé. Mulheres de fé precisam caminhar com mulheres de fé. Leia Hebreus 3:12
O que fazer para que não aja em nós esse perverso coração de incredulidade? Temos que buscar amizades profundas com aqueles que vivem da fé.
Mas como faço se tenho que me relacionar com meus colegas de escola, de trabalho e até mesmo com alguns parentes que são incrédulos? Há uma grande diferença entre se relacionar socialmente, profissionalmente e até mesmo familiarmente e estabelecer um elo profundo de amizade e intimidade. Se queremos crescer em fé, ver a glória de Deus, viver os milagres, o sobrenatural o caminho é o relacionamento com homens de fé. A Bíblia esta recheada de exemplos:
1) Davi e os valentes – (I Sam 22:1-2) - Davi estava na caverna de Adulão fugindo da fúria e da inveja de seu sogro. Em meio a essa situação crítica, recebeu homens que estavam em aperto, endividados e amargurados de espírito.
Aqueles homens foram até Davi por que sabiam que ele tinha algo que poderia mudar suas vidas. E realmente Davi possuía algo, ele era um homem de muita fé.  No caso da derrota de Golias, o exército já estava parado há quarenta dias, seus corações estavam contaminados de incredulidade, mas com a chegada de Davi, o poder da fé foi ativado e em poucas horas a batalha foi definida em favor de Israel. É necessário muita fé pra enfrentar um gigante sem, espada, escudos ou lanças.
Mas voltando aos homens que se uniram a Davi na caverna de Adulão... Davi os recebeu e na convivência diária ensinou a eles sobre o poder da fé. Um exército de valentes se levantou por que homens sem expectativa alguma decidiram caminhar com apenas um homem de fé.

Continua...

Compartilhar: