Voltando os olhos para Deus - Final




Texto Base: Salmos 73:1-28

Introdução: Infelizmente em nossos dias muitas pessoas estão abrindo mão da fé, desistindo de fazer a vontade de Deus para fazer a sua própria vontade. Muitas pessoas que foram resgatadas literalmente da lama, do pecado, do inferno, experimentaram a graça de Deus, foram tremendamente abençoadas por Ele, simplesmente viraram as costas e voltaram para o mundo.

Nós conhecemos muitas pessoas que vivem essa realidade, e as vezes nos perguntamos o que levou essa gente a queda?

Na semana passada começamos a meditar sobre o assunto e de acordo com o salmo 73 pudemos perceber que a inveja é um motivo. Hoje na continuação dessa reflexão, vamos descobrir outros motivos que tem levado hoje muitos crentes a queda:

2) A segunda razão pela qual muitos estão se desviando é o imediatismo

Nos versículos 13 e 14 encontramos Asafe mergulhado em crise. Dizia ele: “Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã”.

Asafe pensava que não valia à pena ser um homem santo e honesto. Muitos hoje também estão na mesma situação. Olham para os corruptos, para aqueles que ganham seus bens ilicitamente pensam: porque eles enriquecem tão depressa e eu não? Porque eu que sou dizimista, primiciante, ofertante na casa de Deus não tenho um crescimento financeiro assim, rápido?

Não podemos esquecer nossa prosperidade é completamente diferente da prosperidade do mundo, pois a nossa prosperidade vem de Deus, é fruto do cumprimento do principio da semeadura. Toda plantação tem um tempo certo para brotar e dar frutos.

A palavra de Deus nos assevera em Eclesiastes 3:1-2: “TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou”.

Os que receberam o que não estavam preparados para receber se desviaram. Conheço pastores que receberam a unção precipitadamente, resultado: se perderam. Conheço cantores que fizeram sucesso sem estar preparado e como resultado destruíram suas vidas.

Todo no seu tempo é maravilhoso e perfeito, não queira ter o que você não está preparado parado para receber.

3) A terceira razão pela qual muitos estão se desviando é o questionamento

A pior desgraça na vida do ser humano é quando o seu coração vive inquieto em busca de respostas. Isso é terrível principalmente em relação as questões de fé. Tenho aprendido que o questionamento coloca tudo em suspeita, nem descredibiliza e nem credibiliza. O questionamento coloca em suspeita uma promessa, uma conquista, uma pessoa.

Asafe vivia perturbado em busca de respostas, ele queria saber o porquê de tudo e isso se tornou um fardo para ele. No versículo 16 ele diz: “Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso”.

Querer explicação para tudo é uma atitude de arrogância. Deus não tem a obrigação nos dar satisfação de tudo o que Ele faz. Não podemos esquecer que Ele é Soberano.
Em Deuteronômio 29:29 está escrito: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”.

Conclusão: Não podemos nos colocar em risco, o exemplo de Asafe nos dá uma visão clara de que muitas vezes estamos caminhando a beira do abismo. Precisamos guardar nossa alma, pois não vale a pena voltar ao mundo.

Graças a Deus que Asafe colocou a cabeça no lugar e não se desviou. Nos versículos 17 e 18 a Bíblia mostra que ele entrou no santuário, buscou a Deus, percebeu que o aparente sucesso é temporário e o que realmente vale a pena na vida é estar em comunhão com Deus.


Não sei como esta a tua situação. Não sei se você está em crise, talvez pensando e desistir de tudo, mas um conselho eu te dou hoje, não vale a pena viver longe de Deus.

Compartilhar: