A santidade abre caminhos

Texto Base: Josué 3:5-17.

Introdução: Deus nos chama a uma vida de santificação, Ele nos desafia a sermos santos, mas só os corajosos abraçam esse desafio, pois é preciso coragem e determinação para dizer não ao pecado e sim para Deus.

Precisamos ter cuidado com as artimanhas do inimigo, suas propostas e ofertas. Não podemos dar ouvidos ao inimigo, ele anuncia prazeres imediatos e temporários, enquanto oculta prejuízos futuros e eternos. Sua mercadoria é interessante para a carne, mas o seu preço é muito alto: a alma humana.

Resista às ofertas do Diabo, pois o caminho de Deus nos reserva prazeres incomparáveis, acompanhados da paz e da presença do Senhor. Sua vontade para nós, além de ser boa e agradável, também é perfeita (Rm. 12.1-2).

A santidade produz:

Em primeiro lugar autoridade

Tenho visto muitas pessoas que antes viviam uma vida de prostituição, alcoolismo e outros até nas drogas ou no submundo do crime, mas que após sua decisão ao lado do Messias, tiveram suas vidas completamente transformadas, saindo de uma condição de desacreditado tendo sido elevado a um nível de autoridade.

Porém, quando nos envolvemos no pecado, perdemos o respeito e autoridade perante a nossa família, igreja, célula, escola, trabalho, vizinhança, amigos.

Em nosso tempo são muitos os exemplos de homens e mulheres que infelizmente abriram mão da santidade e literalmente jogaram fora a autoridade espiritual que Deus lhes havia entregue.

Que Deus tenha misericórdia de cada um de nós e que todos os dias venhamos refletir sobre o valor da santidade.

Em segundo lugar, vitória

Ao entrar na terra da promessa, Josué e seu povo estavam literalmente cercados pelos inimigos, para eles só teria uma única alternativa estar em perfeita sintonia com Deus, o grande detalhe é que o Senhor não se associa com aqueles que vivem na prática do pecado, Ele abomina pecado. Josué entendendo isso cuidou de orientar seu povo dizendo: “Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós”. (Josué 3:5).

Assim como na conquista de Canaã, em nossa conquista diária estamos sempre cercados de inimigos que se apresentam nos conflitos familiares, nas enfermidades, nas lutas e dificuldades. Temos toda condição de viver vitoriosamente, mas para isso precisamos decidir viver em santidade.


Conclusão: Autoridade, vitória são resultados de uma vida íntegra santa. Josué experimentou isso Ele viu o poder de Deus agindo em seu favor e em favor de seu povo. Depois de quarenta anos deserto eles puderam finalmente ver a promessa cumprida.


Por causa da santidade o rio Jordão se abriu, as muralhas de Jericó vieram abaixo e todos os inimigos foram derrotados.  Se hoje você também necessita de um milagre o caminho é a santificação. Lembre-se: a santidade abre caminhos! 

Compartilhar: