Vencendo gigantes

Texto Base: Números 13:25-33

Introdução: A partir do momento em que nos posicionamos ao lado de Jesus, naturalmente compramos uma guerra contra o inferno. Dia após dia temos que enfrentar gigantes.  O que não podemos negar é que diante das enumeras batalhas que precisamos enfrentar, muitas vezes, literalmente, não sabemos o que fazer, não temos a menor ideia de como derrubar o gigante. Isso natural, até porque estamos num processo de aprendizado, o Senhor a cada batalha nos adestra, nos instrui, nos ensina a guerrear.

A cada problema que você enfrenta e vence, você se torna mais forte, mais maduro. Deus permite que os problemas se manifestem, não para te envergonhar, mas para te treinar. Não é fácil derrubar um gigante, mas o Senhor tem colocado em nossas mãos armas espirituais e há de nos capacitar para usá-las e certamente alcançaremos a vitória.

Há um homem na Bíblia que foi levantado por Deus como demolidor de gigantes, Calebe, sua vida é uma verdadeira fonte de inspiração. Desde o primeiro momento quando soube que precisaria lutar com gigantes para tomar posse das promessas que o Senhor havia feito a ele e seu povo, não se amedrontou, não se sentiu inferiorizado, mas confiou em Deus, pois sabia que o Senhor haveria de capacitá-lo para vitória.

Podemos aprender muito com Calebe, suas atitudes diante de cada batalha são verdadeiras lições de como devemos nos comportar, de como devemos reagir diante dos desafios. Aprendemos com ele que um guerreiro deve ter pelo menos duas atitudes ao enfrentar os gigantes:

A primeira atitude: Aceite o desafio de lutar

Em Números 13:33 dez dos onze companheiros de Calebe se sentiam  incapazes de lutar e vencer os gigantes, mas ele estava ardendo de desejo para enfrenta-los. Ele só precisava de um comando para partir para cima. Talvez se ele tivesse que enfrentar pigmeus ou mesmo homens comuns ele não estivesse tão motivado.

Enquanto seus companheiros estavam com medo ele dizia: “Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos”. Números 13:30

Deus te constituiu como vencedor. Satanás sabe que as horas dele estão contadas, por isso ele pode tentar confundir sua mente te trazendo insegurança quanto a sua constituição de guerreiro. Mas como Calebe rejeite toda e qualquer ingerência de satanás em seus pensamentos, aceite desafio de enfrentar os gigantes. Você vai derrubar o gigante!

A segunda atitude: Sinta-se maior que o gigante

Muitas vezes olhamos para o problema e eles são tão grandes que nos sentimos pequenos, quase insignificantes, mas precisamos mudar de atitude, pois maior é o que está em nós!

Precisamos nos libertar dos sentimentos que nos levam a acreditar que não temos ninguém, que não somos amados e que somos rejeitados, desprezados. Os sentimentos de impotência de incapacidade nos roubam porque trazem uma imagem negativa de algo que nós não somos.

Em filipenses 4:13 está escrito: posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. No salmo 60:12 está escrito: em Deus faremos proezas pois ele pisara os nossos inimigos.

Não subestime o poder de Deus que está dentro de você, que te faz ser maior que qualquer gigante.


Conclusão: O GIGANTE VAI CAIR!  Creio que se de fato nos movimentarmos por fé, perseverança e coragem isso se tornará realidade em todas as áreas de nossas vidas.

Compartilhar: