Minha Segurança é o Senhor



Texto Base: Salmos 91:1-16

Introdução: A insegurança é definida pelo dicionário como “um sentimento de mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de si mesmo ser vulnerável de alguma forma, ou instabilidade que ameaça a própria autoimagem”. A indústria de medicamentos fatura alto em cima desse problema, nunca se vendeu tantos ansiolíticos como em nosso tempo, mas é uma tentativa frustrada, pois a segurança, a paz, a tranquilidade que o homem necessita só pode ser encontrada em Deus.

Em 2 Crônicas 20:20, na parte B do versículo está escrito “Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros”. Quando entendemos isso, quando vivemos esta verdade, quando lançamos sobre o Senhor toda nossa a nossa confiança, nada, absolutamente nada é capaz de roubar a nossa paz. 

O salmo 91 é conhecido como o salmo da proteção e da segurança e não é por acaso, neste salmo Deus se apresenta como:

1)  Deus Altíssimo, Onipotente

Nosso Deus é grande, seu nome é El Elion, Senhor Altíssimo. No livro do profeta Isaías 40:12 nos deparamos com seguinte questão: “Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças?   Nosso Deus é tão grande que ninguém jamais conseguirá medir o seu tamanho, nossa vista não tem o poder de alcançar sua altura. Não conseguimos enxergar nem a totalidade da grandeza de sua criação, quanto mais o Criador.

No dia-a-dia, nos deparamos com inimigos terríveis, opressões, angústias, tristezas, tribulações que se levantam contra nós como verdadeiros gigantes diante dos quais, muitas vezes, nos sentimos pequenos, impotentes. Mas todo nível de insegurança é destruída quando entendemos que nossos inimigos podem até ser grandes em relação a nós mesmos, mas em relação ao nosso Deus, eles são insignificantes.   

Querido, nunca esqueça que você serve a um Deus Grande e que tem todo poder nos céus e na terra.

2) Segundo lugar precisamos entender que o nosso Deus é refúgio, proteção

Satanás trabalha dia e noite para nos destruir. Quem já não sofreu o assombro do terror noturno? Quem já não foi atingido por uma seta voa de dia, pela peste que anda na escuridão, ou mesmo já sofreu ameaça da mortandade que assola ao meio-dia? O inimigo mesmo sabendo que já está sentenciado, continua trabalhando contra os servos de Deus, mas nossa vitória é certa, pois não estamos sozinhos, lutamos ao lado do Deus que é refúgio e proteção.

3) Em terceiro lugar precisamos compreender que o Senhor é nossa fortaleza

No mundo não há lugar seguro, o homem tenta proteger seus bens, coloca em cofres, bancos, contrata seguranças, compra carros blindados, mas nada é suficiente para deter a ousadia dos assaltantes. Só há segurança em Deus. Ele é fortaleza, lugar seguro e de proteção. Deus é fortaleza, e nos faz fortes em meio as lutas que precisamos enfrentar.


Conclusão: O salmo 91 não é um amuleto, um texto mágico, mas é Palavra de Deus que nos dá a garantia de proteção contra qualquer ataque do adversário.

Compartilhar: