Como alcançar as promessas de Deus?

Texto Base: Números 20:2-12
Introdução: Deus chamou Moisés e revelou a ele que tiraria o seu povo da escassez e escravidão do Egito e os levaria a uma terra boa, ampla, deleitosa, terra que mana leite e mel. Deus chamou e certamente cumpriria a promessa até porque Deus não chama ninguém pra morrer no deserto. Certamente que Moisés, também estava inserido nos planos de Deus, mas mergulhando na história, vemos que infelizmente ele não chegou a terra prometida, conforme está escrito em Deuteronômio 34:4-5 (leia).
Moisés morreu no deserto e isso nos faz perguntar: o que faltou em sua vida? O que o impediu de alcançar a promessa? Essa é uma reflexão legítima e necessária, pois nós também somos alvos de promessas e não podemos morrer no deserto, precisamos receber tudo o que o Senhor tem prometido. Em Números 20:2-12 encontramos as repostas que necessitamos:
1) Moisés não alcançou a promessa lhe faltou obediência
Moisés desobedeceu, Deus ordenou que ele falasse a pedra e ele decidiu fazer do seu jeito, movido pelo estresse bateu na rocha. A maneira de Deus sempre será a melhor, Ele sabe como fazer. Quando desobedecemos, inevitavelmente sofremos as consequências e o resultado na vida de Moisés foi o pior possível, não entrou na terra da promessa.
Faltou obediência em Moisés, faltou obediência no povo. Deus disse em Deuteronômio 5:29: “Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre!
Ainda hoje creio que Deus está externando essa mesma expressão em relação a muita gente. As pessoas querem obedecer pela metade ou apenas no que é de seu interesse.  As pessoas querem justificar a sua desobediência. Quem não obedece é por que o orgulho, ainda ocupa um lugar de destaque no coração. Quer alcançar a promessa? Então seja obediente.
2) Moisés não alcançou a promessa lhe faltou arrependimento
E nenhum momento depois desse fato Moisés demonstrou arrependimento. Há algo que precisamos compreender: Não se conquista o novo com pendencias. Vemos isso na vida de todos os patriarcas, Jacó, por exemplo, viveu a vida inteira como fugitivo, até que se encontrou com Deus em Peniel.
Os próprios hebreus tiveram que passar 40 anos deserto, até que toda idolatria fosse retirada do meio do povo, e  mesmo depois desse tempo, nas portas da terra da promessa Josué ainda  confrontou o povo dizendo: “se vocês querem servir aos deuses dos amorreus em cujas terras habitais, a decisão é de vocês, mas eu e minha casa serviremos as Senhor”. Só depois da decisão, o povo entrou na terra.
Conclusão: Deus tem feito muitas promessas ao seu povo. Podemos alcançar ou não a promessa tudo depende de nós. Se houver obediência e arrependimento, isso será possível, caso contrário a história de Moisés pode se repetir.
“E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra”.  (Deuteronômio 28:1).



Compartilhar: