Lei da Semeadura - Final

Texto Base: II Samuel 24:14-25

Introdução: O reino de Deus é movido por princípios e que estes princípios são imutáveis. Uma destas leis espirituais é a lei a da semeadura. Precisamos compreender a lei da semeadura para evitarmos plantar sementes más.

Davi plantou a semente da desobediência, e estava colhendo a maldição.  No texto que lemos Davi, compreendeu que sua nação estava colhendo o fruto da semente de sua desobediência e decide mudar o quadro negativo que enfrentavam. Para isto Davi toma pelo menos duas atitudes que são dignas de serem imitadas:

Primeira atitude: Davi se arrepende -  O arrependimento é a chave para mudanças. Até por que o verdadeiro arrependimento é mudança de mentalidade, que vai gerar uma mudança de comportamento.

Marido você que plantou grosseria eu sugiro que a partir de hoje você se arrepende e decida ser mais carinhoso.  Mulher, você que até hoje tem vem plantando murmuração, mude, que tua boca seja utilizada para abençoar. Filho, você que tem plantado a desobediência, decida hoje viver de acordo com as regras estabelecidas por seus pais.

As coisas de Deus são tão simples, Deus não tem prazer em desgraça, em ruína, em morte, mas por causa do orgulho o que é simples acaba demasiadamente complexo.

Hoje é dia de vencer o orgulho, a religiosidade, hoje é dia de reconhecer nossos erros e decidir mudar.

Davi demonstra arrependimento quando decide ouvir a voz de Deus pela boca do profeta Gade. Deus lhe diz: Sobe, levanta ao SENHOR um altar na eira de Araúna, o jebuseu.  E, Davi subiu conforme à palavra de Gade, como o SENHOR lhe tinha ordenado.

Segunda atitude: Davi semeia a boa semente - Assim como as negativas dão frutos negativos, as boas sementes certamente darão frutos bons.

É interessante que quando Davi se dirigiu a Araúna, para comprar-lhe sua eira, Araúna, ofereceu o espaço gratuitamente e ainda se prontificou a dar todo o gado necessário ao holocausto, mas Davi sabia que a semente que lhe devolveria a paz não poderia ser custeada por outras pessoas.


Conclusão: Gálatas 6:7: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.


Sempre é tempo de mudança. Se até hoje você tem plantado sementes ruins, sementes de ira, inveja, maledicência, ódio, porfia, contendas, ciúmes, intrigas... se arrependa e comece a plantar as boas sementes. Sementes de bondade, mansidão, misericórdia, amor, compaixão.

Compartilhar: