Minha Segurança é o Senhor


Texto Base: Salmos 91:1-16

Introdução: Mês passado foi divulgado o resultado de uma pesquisa mostrando que na cidade de São Paulo 93% da população sofre com o fantasma da insegurança. A pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope, mostra que a insegurança é, para quase todos os paulistanos, o maior problema da capital paulista.

No caso dos paulistanos a pesquisa apresenta o quadro em relação às questões de violência, roubo, assalto, sequestros, assassinatos, o que de certa forma é o quadro vivenciado em todo território nacional.

Agora esse fantasma que, diga-se de passagem, não age sozinho, mas trabalha em parceria do medo, da ansiedade e angústia, assombra o homem não só em relação às questões da violência, sua área de ação é bem abrangente. As pessoas sofrem com insegurança em relação a casamento, trabalho, vida emocional e até nas questões espirituais.

As indústrias de medicamentos e de tecnologia estão faturando alto em cima desse problema, mas é uma tentativa frustrada, pois a segurança, a paz, a tranquilidade que o homem necessita só pode ser encontrada em Deus.

O salmo 91 é conhecido como o salmo da proteção e da segurança e não é por acaso, neste salmo Deus se apresenta como:

1)  Deus Altíssimo, Onipotente -  Nosso Deus é grande, seu nome é El Elion, Senhor Altíssimo. Nosso Deus é tão grande que não conseguimos enxergar nem a totalidade de sua criação, quanto mais a sua própria grandeza.

É bem verdade que no dia-a-dia, nos deparamos com inimigos terríveis, opressões, angústias, tristezas, tribulações que se levantam contra nós como verdadeiros gigantes diante dos quais, muitas vezes, nos sentimos pequenos, impotentes. Mas todo nível de insegurança é destruída quando entendemos que nossos inimigos podem ser grandes em relação a nós mesmos, mas em relação ao nosso Deus estes são insignificantes.   

Há uma canção que mexe comigo, essa canção declara: Meu Deus é grande, é forte, é maior que qualquer outro! Se Deus é por nós, quem será contra nós? Nunca esqueça que você serve a um Deus Grande e que tem todo poder nos céus e na terra.

2) Segundo lugar precisamos entender que o nosso Deus é refúgio, proteção -  Satanás trabalha dia e noite para nos destruir. Quem já não sofreu o assombro do terror noturno? Quem já não foi atingido por uma seta voa de dia, pela peste que anda na escuridão, ou mesmo já sofreu ameaça da mortandade que assola ao meio-dia? O inimigo mesmo sabendo que já está sentenciado, continua trabalhando contra os servos de Deus, mas nossa vitória é certa, pois não estamos sozinhos, lutamos ao lado do Deus que é refúgio e proteção.

Conclusão: Hoje toda insegurança vai sair de toda sua vida em nome de Jesus! Teu futuro, tua família, projetos estando nas mãos de Deus é garantia estão bem protegidos.


O salmo 91 não é um amuleto, um texto mágico, mas uma palavra de Deus que nos dá a garantia que ainda que um exército se levante contra nossa vida, quando fazemos do Senhor o nosso refúgio, do Altíssimo a nossa habitação:  7 - Mil cairão ao nosso lado, e dez mil à nossa direita, mas não seremos atingidos.  8 - Somente com nossos olhos contemplaremos, e veremos a recompensa dos ímpios.

Compartilhar: