VIVENDO OS SONHOS DE DEUS



 TEXTO BASE: Gn 39: 1-6, 20-23.

INTRODUÇÃO: Quando falamos de sonhos e buscamos na Bíblia um nome, e o primeiro que vem a nossa mente é o de  José. Deus deu a José, sonhos que aos olhos  de seus irmãos e de seu pai eram sonhos impossíveis de serem vividos, mas, quando Deus determina um propósito sobre alguém, ainda que aos olhos humanos seja impossível, agindo Ele ninguém pode impedir.

É importante entender que quando Deus nos dá um sonho, uma promessa, nós pessoalmente temos a responsabilidade de velar para que se cumpra. Deus não vai fazer nossa parte, Ele vai nos dar condições, vai viabilizar oportunidades. (Isaías: 55.10-11).

José cuidou pessoalmente de cada semente profética que recebera, preparou o seu coração como uma terra fértil, para que cada semente viesse crescer e se desenvolver.

Assim como José foi um agente ativo na realização de seus sonhos, Deus espera o mesmo de cada um de nós. Nossos sonhos se tornam realidade quando exercitamos:

1) COMUNHÃO COM DEUS

José ainda na casa de seu pai em Gn 37, teve 2 sonhos do Senhor. Desde o dia que teve os sonhos eles entraram no coração de José para nunca mais serem abandonados até a concretização.  Na intimidade com Deus José recebeu os sonhos de Deus, por isso não desanimou, não desistiu, ainda que jogado no poço, e tenha sofrido para os olhos humanos  algumas injustiças.


2) FIDELIDADE

José era fiel ao Senhor, no Egito, foi assediado pela mulher de Potifar, mas se manteve íntegro, mesmo que para os olhos do mundo não tivesse nada a perder.  Neste fato José faz uma das declarações mais lindas que um servo de Deus pode fazer: Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?  (Gênesis 39:9). José disse não a tentação, e revelou-se fiel a seu patrão e a Deus.


CONCLUSÃO: Quando Jacó liberou a benção sobre os 12, José recebeu esta: Gn 49.22 José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte;

E é com esta Benção que você vai sair daqui hoje. Você é ramo frutífero  junto à fonte.




Compartilhar: