JESUS FONTE INESGOTÁVEL - AGF



Texto Base: João 4:5-14
5  Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.
6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.
7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.
9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?
10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11 Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12 És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?
13 Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;
14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Introdução:

Sempre que temos algo em abundância, pensamos de imediato que estamos diante de uma fonte de recursos inesgotável.

Quando criança, por exemplo, costumava passar férias em Salinas, uma cidade praiana, e naquele tempo, que não faz muito tempo, havia fartura de carangueijo, peixes e frutos do mar. Pelas manhãs era possível ver uma grande movimentação, de turistas e nativos nas proximidades do mercado municipal a espera dos pescadores que chegavam em seus barcos trazendo uma grande quantidade de peixes, de diferentes espécies e tamanhos. Era possível comprar a um custo muito baixo, pois havia em abundância. Nos mangues que circundavam a cidade, haviam muitos caranguejos, nas praias se recolhia ostras, mexilhão, mas com o passar do tempo os recursos foram ficando cada vez mais escassos e hoje, encontram-se algumas espécies, mas já não é como em tempos passados.

Foi assim, também em relação a exploração de madeira em nossa região. Muitos madeireiros, crédulos que o recurso era infinito, extraíram sem nenhum critério, e hoje o que foi retirado indiscriminadamente, faz falta.

Estes são pequenos exemplos de que todas as fontes de recursos naturais são limitadas. Poderíamos falar ainda da água potável, recurso que para muitos ambientalistas se não houver um planejamento racional em relação ao uso, pode se esgotar em menos de 100 anos.

Jesus a beira de uma fonte de água, teve um encontro com uma mulher samaritana. Neste encontro a mulher totalmente fechada, travada para os valores espirituais considera o seu poço de água como uma fonte inesgotável, afinal de contas, aquele poço já estava ali fornecendo água para o seu povo a séculos. Ela falou a Jesus com orgulho que Jacó o patriarca foi quem cavou e deixou o poço como herança.

Diante daquela fonte natural e limitada, Jesus se apresenta como a fonte inesgotável, Ele diz: “Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”.

A samaritana saiu de sua casa em direção a uma fonte de recursos limitados, mas ao encontrar Jesus, encontrou uma fonte de recursos ilimitados. Sua vida sedenta encontrou refrigerio não apenas para o corpo, mas, também para a alma e o espírito.

A partir do encontro com Jesus a samaritana teve sua vida suprida em todas as áreas: espiritual, sentimental, financeira, saúde. Aquela que há anos vinha sendo sugada pelo inimigo, passou a jorrar as águas da vida.

Considerando o encontro da mullher samaritana, podemos afirmar que é possível desfrutar desta fonte inesgotável que é Jesus.

A Samaritana não fugiu do encontro

A mulher samaritana teria muitos motivos para não coversar com Jesus. O texto revela que os samaritanos e os judeus não se cheiravam bem, depois em sua época uma mulher sozinha não poderia de forma alguma ter contato com um homem, e mais, Jesus passou a revelar coisas íntimas e sujas de seu passado. Mas a samaritana não fugiu do encontro, permaneceu ali frente a frente a com quem realmente poderia mudar a sua história.

Hoje muita gente também tem muitos motivos para não ter um encontro com Jesus, a religião é uma barreira ou uma desculpa, os confrontos nem sempre agradam. As pessoas estão em busca de uma palavra que lhes agrade.

A samaritana trocou a fonte natural pela sobrenatural

Quando a samaritana percebeu que Jesus era uma fonte inesgotável e decidiu beber dEle.

Há uma canção popular que diz: você tem sede de que?, você tem fome de que? A necessidade do homem vai além de água e pão e Jesus é poderoso para suprir todas as nossas nececidades, inclusive de água e de pão.
Tem gente que não entende isso e se agarra no que tem, muitos em função desta dependência, perdem o que lhes resta.

Quando trocamos nossas fontes limitadas, pela fonte de recursos ilimitados que é Jesus, passamos a desfrutar do muito e com segurança.

A samaritana passou a viver em santidade

Antes de conhecer Jesus a samaritana vivia no pecado, mas ao encontrar-se com Ele decidiu mudar de vida, mostrando que é possível viver em santidade.

Conclusão:

E até mesmo o homem, tem sua força limitada, diz a palavra que no Salmo 90:10 “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando”.

Hoje esta em nossas mãos decidir viver desfrutando de uma fonte natural finita, ou da Fonte de Águas Vivas que é Jesus.

Compartilhar: