Provado e Aprovado




Texto Base: Isaías 43:2

Introdução: Todos nós estamos sujeitos a enfrentar problemas, tribulações e guerras, mas se tivermos fé, alegria, coragem podemos vencer todos os obstáculos.

Deus não afirma em nenhum momento que não passaremos por provas, mas garante quando passarmos Ele estará conosco. Nas provas de fogo, ou de águas precisamos fazer do Senhor a nosso confiança.

O povo de Israel diante do mar vermelho, frente a prova das “águas”, murmurou, reclamou. Em meio a prova Deus fala a Moisés: “dize ao povo de Israel que marche”, e Moisés tocando o cajado no mar, o mar se abriu e o povo passou a pés enxutos.

Em relação as provas de fogo o exemplo mais literal que encontramos em toda a Palavra é o dos companheiros de Daniel que foram lançados na fornalha por terem permanecido fiéis ao Senhor.

Daniel 3:23-26
23 - E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
24 - Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
25 - Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.
26 - Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo. 

Ninguém pode dizer que é um homem ou uma mulher de fé, sem antes ter sua fé testada nas águas ou no fogo.

Para vencer as provas precisamos de algumas ferramentas:

1) Confiança: Nós não servimos a um Deus pequeno. Nosso Deus é grande, é general de guerra. Ele tem o controle de tudo, nada acontece sem sua permissão. Se você enfrenta as águas ou o fogo é porque Ele sabe que você pode suportar.
Precisamos tão somente confiar no Senhor e o mais Ele fará.

2) Santidade: Em Isaías 35:8 está escrito que Deus preparou um caminho que se chama santo. Quando caminho nesta rota, estou protegido do inimigo, pois neste caminho que se chama santo o imundo, satanás não pode passar.

3) Palavra Profética: Quando ela é liberada, poder é liberado para destruir toda a ação do inimigo. O diabo só permanece de pé contra você, até o momento que você se levanta para repreendê-lo, a palavra profética tem o poder de mudar toda e qualquer situação contraria, ela nos garante a vitória.

4) Perseverança: Ela funciona. A espera nunca destrói a esperança, pelo contrário a espera fortalece a esperança. Se o fogo está quente demais, não desfaleça, não desista da luta, espere um pouquinho mais. Deus já tem a resposta.

As provas não vêm para nos destruir, mas para nos dar oportunidade de crescimento.

Conclusão: Tiago 1:12 - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Compartilhar: