Páscoa



Texto Base: Êxodo 12

Introdução: Ao estabelecer a Pascoa Deus deu ao seu povo algumas instruções que deveriam ser seguida a risca. Eles deveriam sacrificar um cordeiro, aspergir seu sangue nas ombreiras e verga da porta, assar o cordeiro e come-lo com pães sem fermento e ervas amargas.

Deus estabeleceu um jeito certo, deu instruções segundo sua própria vontade que deveriam ser seguidas sem nenhuma invencionice. Deus queria que o verdadeiro significado da páscoa (Passagem, libertação) estivesse sempre na mente de seu povo. A pascoa do Senhor é assim tem a história e o propósito bem diferente do que vemos hoje, nada tem haver com ovos de chocolate, malhação do Judas, alimentação a base de peixe.

Em cada ato há um significado e em especialmente nesse de comer ervas amargas que contrapões totalmente com a doçura dos ovos de chocolate de nossos dias, apresentados numa falsa pascoa, encontramos um propósito tremendo. Qual o objetivo de comer ervas amargas?

Deus tirou o povo de Egito para os levar a uma terra extremamente próspera e na prosperidade, pelo menos uma vez ao ano precisavam lembrar do amargo da vida, até porque somente no amargo da vida olhamos:  

1) Para nós mesmos

Quando tudo está bem não temos por hábito nos auto avaliar, refletir, sobre nossas origens, nosso comportamento, nosso caráter. A verdade é que quando estamos na benção, na prosperidade, permitimos que sentimentos como orgulho, altivez e indiferença povoem nossa alma.

2) Para o nosso próximo

No amargo da vida somos solidários, aprendemos a compartilhar, a amar, a ajudar. Somos mais compreensivos.

As vezes pensamos, mas eu não tive amor por isso não sei amar. Não tive apoio e não sei como apoiar. Esse pensamento na verdade não condiz com a realidade, é mais que comprovado que as pessoas que menos tiveram algum tipo de ajuda ao passar por situações difíceis, são as mais que mais sabem o que fazer por ter passado e sentido na pele a dor de não ter.

Quando você aceitou Jesus e te faltou alguém para te acompanhar, você sabe o quanto é importante você acompanhar alguém.

3) Para Deus

Muita gente só busca a Deus no amargo da vida. Deus quer nos dar esse choque esses dias. Você quer voltar para o amargo?

Muitas pessoas dizem com seus lábios que o mais importante é o Senhor, mas na prática, muita coisa está à frente dEle.

Certas atitudes são no mínimo curiosas, o homem quando está na pior, busca a Deus, clama, ora, jejua, mas quando a benção chega, a busca simplesmente termina.

Precisamos mudar esse quadro, pois sem dúvida o abençoador é infinitamente maior e mais precioso que a benção.

Conclusão: Páscoa é tempo de lembrar do amargo da vida para nunca perdermos a humanidade e sobretudo a salvação.

E, ter projetos para o futuro sem desconsiderar passado. Não estou falando de olhar para o passado com saudosismos, mas como um mestre. Lições importantes precisam ser extraídas de nosso passado.

Compartilhar: