Anulando sofismas - final




Textos Base: Marcos 3:22-30

Introdução: Deus tem feito muito em nosso meio, através das campanhas, dos seminários, dos congressos, dos encontros que promovemos. Como fruto dos princípios de aliança, honra, semeadura temos visto os céus se abrirem sobre nós. Mas, a cada milagre manifesto, observamos que o inimigo se levanta para questionar, pôr em dúvida se o mover é mesmo de Deus. Esses ataques na maioria das vezes são direcionados as ovelhas mais novas ou as que estão de alguma forma enfraquecias e tem um único propósito, a destruição da fé.

Precisamos tomar muito cuidado com os argumentos dos religiosos que se utilizam de palavras que aparentemente fazem sentido, mas que no fundo são apenas ilusão da verdade. 

Jesus fez obras tremendas, libertou milhares de vidas das cadeias do diabo e foi alvo dos ataques dos religiosos que sutilmente tentavam dizer que ele expulsava os demônios pelos demônios. Não é semelhante ao que vivemos hoje?   

O que fazer diante dos ataques e permanecer firmado na rocha, sem perder a fé?

EM SEGUNDO LUGAR: PRECISAMOS SER MADUROS EMOCIONALMENTE

Infelizmente muitos crentes hoje se afetam por pouca coisa. Imagina se nas redes sociais alguém te chamasse de comilão, beberrão, endemoninhado, qual seria a sua reação?

Jesus foi chamado por esses e outros adjetivos ainda mais pejorativos, mas não reagiu, não se expôs, quando precisou falar, falou apenas com os discípulos e isso por que na verdade percebia que estavam atônitos. O texto mostra isso claramente: “E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas”. Ele não expôs sua opinião aos religiosos. Ele não fez o que muita gente faz hoje, desabafa nas redes sociais, se expõem e depois ainda concluem o textão com a frase: “apenas acho”.

A apóstola sempre nos ensinou que o justo não se justifica. Já somos justificados por Deus. Para enfrentar os ataques e permanecer de pé, sem perder a fé é necessário equilíbrio emocional.

Em II Samuel 16:5-14 está escrito que Davi como um grande líder precisou enfrentar um ataque terrível, seu próprio filho se insurgiu contra ele usurpando o trono o que o levou a fugir. Na fuga teve o desprazer de encontrar com Simei que o atacou com palavras e pedras.

Davi foi exposto a violência no físico e na alma, mas suportou firmemente as afrontas sem revidar, porque havia equilíbrio em sua alma.

Davi mesmo diante dessa situação terrível não ficou confuso em sua identidade, ao contrário, tinha consciência de quem era e dos planos que o Senhor tinha ao seu respeito.

Não posso mentir dizendo que você jamais vai passar por problemas dessa natureza, se você quer crescer, assim como Davi você um dia também será alvo de pedras.

O inimigo tem interesse em paralisar a tua caminhada, te ferir, te afastar do propósito de Deus e as palavras são o instrumento que ele utiliza para alcançar esse objetivo.

É interessante que Abasi um dos homens de Davi diante do fato, se deixou levar pela emoção, até tentou influenciar seu líder a revidar e decepar a cabeça de Simei, mas Davi com muito equilíbrio e sobriedade não se deixou influenciar e seguiu a sua caminhada. 

Conclusão: Não permita que nada e ninguém roube sua fé. Se alguém está tentando negar a obra do Espírito Santo em sua vida, esse não é um problema seu. Cada um vai prestar contas de si mesmo a Deus.  Quanto a você, permaneça firme.
Nossa oração hoje deve ser Senhor me livra do mal, guarda o meu coração. Me dá a paz que excede a todo entendimento, amplia meu entendimento para que não seja enganado.

Compartilhar: