ouvir e obedecer



Texto Base: Salmos 119:11

Introdução: Estamos vivendo em meio a uma geração dificílima, onde vários conceitos se levantam contra a nossa fé. Um desses conceitos afirma que aquilo que não tem comprovação não pode ser ensinado. Esse pensamento quer transformar a Palavra de Deus em um livro de estórias, uma coleção de textos alegóricos. Muitos debaixo dessa influência se levantam pra questionar a criação, os valores e princípios estabelecidos por Deus.

Outro conceito que está sendo amplamente difundido na intenção de calar a voz da igreja, diz que ninguém pode se opor a um pensamento contrário, afinal de contas cada ser é único e tem a sua própria verdade.

De forma alguma podemos aceitar esses pensamentos. A palavra de Deus não pode jamais ser relativizada, é verdade absoluta.  Deus criou sim todas as coisas e isso inclui o homem e a mulher. Não somos um produto da evolução das espécies, Deus com suas próprias mãos moldou o homem, soprou em suas narinas o folego da vida, depois ele mesmo tirou do homem uma costela e formou a mulher.

O que a Bíblia chama de pecado é pecado e não adianta contra argumentar. Não existe um terceiro gênero, o homem deve marido de uma só mulher, dizimo é principio estabelecido por Deus e seja por força a de lei ou de amor precisa ser entregue na casa do tesouro. Só serão salvos os que aceitarem a Jesus como Senhor e salvador e forem fiéis até a morte...

Precisamos ser radicais no que diz respeito a fé na Palavra de Deus. O Apóstolo Paulo escrevendo Aos romanos deixou bem claro que “não podemos tomar a forma do mundo”.
Esses conceitos que hoje se levantam com força, na verdade já existem a séculos e todos os que caminharam por eles tiveram um fim trágico. Podemos citar por exemplo:

1) Saul – leia I Samuel 15:6-23
Deus levantou a Saul como rei de Israel, dando a ele o privilégio de ser primeiro rei de seu povo, de deixar seu nome marcado na história de forma positiva, mas Saul foi desobediente.

Saul recebeu a ordem de exterminar os amalequitas, mas não deu ouvidos a voz de Deus, preferiu fazer as coisas do seu jeito.

Infelizmente muitos hoje estão agindo dessa forma, desprezam a Palavra de Deus, cumprem seus princípios pela metade e se perdem no pecado da desobediência.
Acredito que dois fatores levaram Saul a desobediência:

Primeiro: Orgulho - Esse fato descrito em I Samuel 15 deixa claro que Saul passou por cima da liderança espiritual do profeta Samuel. Ele se sentiu acima de tudo e de todos, desejou ser exaltado, queria a glória para ele mesmo, então para ele, isso valia mais que fazer a vontade de Deus, que obedecer a Sua Palavra. A questão é que a orgulho vai sempre preceder a queda como está descrito em Provérbios 16:18.

Segundo: Rebeldia - Segundo o dicionário, rebeldia é a qualidade da pessoa que não obedece ou que se opõe a uma autoridade. Samuel era a autoridade constituída por Deus para dar direção a seu povo, através dele que a Palavra de Deus era manifesta. Quando Saul rejeitou a palavra de Samuel, rejeitou a própria palavra de Deus, rejeitou o próprio Deus. Sua rebeldia não era contra Samuel, mas contra Deus em Sua Palavra manifesta por meio dele.

Conclusão: Precisamos ser radicais em obedecer a Palavra de Deus. Aquilo que Deus falou é, e o que não falou, não é. Quando obedecemos a Voz de Deus comemos o melhor da terra.

Compartilhar: