Dê um basta na murmuração! - Final




Texto Base: I Corintios 10:1-6 e 10

Introdução: Deus libertou seu povo da escravidão egípcia e os fez caminhar na direção da terra da prometida. A caminhada entre um ponto e outro poderia ser feita em poucos dias, mas por causa da murmuração, a benção foi adiada e o que poderia ter sido uma caminhada curta tornou-se um longo percurso de quarenta anos.

A murmuração do povo hebreu e do povo de Deus hoje estava e está direcionada a dois alvos específicos, Na semana passada vimos que o primeiro alvo era a liderança.

E o segundo alvo?
Os Hebreus no passado e muitos hoje murmuram contra o Senhor

Na verdade apesar de Deus ter promovido uma tremenda libertação, com sinais, prodígios e maravilhas, eles não confiavam na promessa nem no Deus da promessa, eles reclamavam das acomodações, da comida, da água, da demora, dos lideres, das escolhas que os lideres faziam, do próprio Deus.

Em Números 11 Deus decidiu, reunir todos os nutrientes necessários a alimentação, numa só porção de alimento, bem leve por sinal, afinal, eles estavam em trânsito.

Eles reclamaram do pão do céu, estavam descontentes do cereal de Deus, que tinha sabor de bolos de mel.  Leia Números 11:1-11

O maná mais que um alimento físico, representava a figura de Jesus que é o pão que desceu do céu e eles murmuraram dizendo que no Egito havia alimentos melhores. Quantos hoje, também fazem o mesmo, murmuram do Pão do Céu e ainda dizem que eram mais felizes no mundo.

Isso atraiu literalmente a ira de Deus e muitos naquele dia por desprezarem o próprio Deus morreram no deserto consumidos pelo fogo.

No capítulo 13 de Números, doze homens são enviados a espiar a terra. Eles saíram e puderam ver que a terra era de fato boa, era terra prospera, trouxeram o fruto da terra nos ombros, mas mesmo com toda a constatação, dez deles incitaram ao povo a rebelião dizendo que eles não seriam capaz de enfrentar os gigantes que habitavam a terra.

No capítulo 14 – o povo se levantou e cogitaram em levantar um líder que os conduzisse de volta ao Egito.

Josué e Calebe se levantaram e tentaram persuadi-los mostrando que eles não tinham motivo para temer, afinal de contas estavam debaixo de uma promessa e o Senhor os fortalecia, mas eles já estavam contaminados e murmuravam contra o próprio Deus dizendo: por que o SENHOR nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? (Números 14:3)

Deus pergunta a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele? (Números 14:11).

O resultado é que todos os que se levantaram contra o Senhor foram deserdados, e mortos por causa da murmuração e das vontades.

Conclusão: Precisamos decidir romper com essa maldição ainda hoje. Murmuração definitivamente não agrada a Deus.  A murmuração fecha os céus, pare de murmurar e atrair morte. 

Compartilhar: