Ovelha com caráter de ovelha - Final
















Texto Base: João 10:11-14

Introdução: Na semana passada falamos que Deus ama as suas ovelhas e tem cumprido a promessa, Ele tem levantado pastores segundo o seu coração para cuidar delas. As fracas estão se fortalecendo, as doentes estão recebendo o tratamento necessário e estão sendo curadas, as perdidas os pastores estão buscando, encontrando e trazendo de volta.

Os pastores estão fazendo sua parte, mas principalmente em nosso tempo precisamos questionar se de fato todas as ovelhas que estão no rebanho de Deus têm caráter de ovelha.

A verdadeira ovelha não sabe se defender, não tem habilidades para lutar em tudo depende do pastor. Essa ovelha desde que nasce produz lã, quanto mais tosquiada mais ela produz, nunca se nega a entregar a lã, como também não se nega a dar o fruto.  Outra coisa, ovelhas só comem capim novo e só bebem em águas tranquilas. E uma das coisas que eu mais admiro na ovelha é que ela ouve, obedece a voz do seu pastor.

Será que estamos manifestando verdadeiramente o caráter de ovelha? Isto é importante sabermos até porque no rebanho de Deus, há também:

No rebanho podemos encontrar também as:

2) Ovelhas gordas 

Em Ezequiel 34:16-20 está escrito:

16 - A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.
17 - E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.
18 - Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés?
19 - E quanto às minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés.
20 - Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra.

Mesmo entre ovelhas há diferença, segundo a narrativa do profeta, além do Senhor fazer a diferença entre ovelhas e bodes, Ele também faz a diferença entre ovelhas e ovelhas, as magras receberão o seu cuidado, mas as gordas que são sinônimas de ovelhas rebeldes e fortes o Senhor promete: Eu as destruirei.

Quais são as principais características desse tipo de ovelhas:

1- São insaciáveis vivem para comer e beber.
2- São egoístas, não tem senso de partilha querem tudo somente para si. Quando estão fartas chegam ao ponto de pisar na comida e na água para que as outras ovelhas não tenham o que comer e beber.
3 – Maltratam, espancam as ovelhas mais fracas.

Será que encontramos essa realidade hoje em nossas igrejas? Pessoas que estão conosco, mas são insaciáveis em suas almas vivem para sugar, não cooperam e ainda impedem os mais fracos? Infelizmente são muitos os que estão na igreja, mas lutam apenas por seus próprios interesses.

Conclusão: Deus quer fazer hoje uma obra poderosa de transformação. Que você faça uma auto reflexão e se houver em sua vida alguma característica de bode ou de ovelha gorda peça a Deus que transforme essa natureza e te faça uma verdadeira ovelha.


Lembre-se o bom pastor dá a vida pelas OVELHAS.

Compartilhar: